Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://ppmac.org)

Início > Jatobá

Jatobá [1]

Enviado por Sergio Sigrist em sex, 22/05/2015 - 6:59pm
Nome científico: 
Hymenaea courbaril L.
Família: 
Leguminosae
Sinonímia popular: 
Jatobá-mirim, jatobazeiro, jutai-açu, jatai, jutaí, jatobá-de-anta, jatobá-de-porco, jatobá-roxo, olho-de-boi, pão-de-ló-de-mico, jataipeba, jatai-amarelo, farinheira, imbiuva.
Sinonímia científica: 
Inga megacarpa M.E.Jones
Partes usadas: 
Casca do caule, fruto, seiva ou resina.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Terpenos e compostos fenólicos com propriedades antimicrobiana, antifúngica, moluscicida: ácido copálico, brasilcopálico, flavonoides (astilbina, beta-sitosterol etc).
Propriedade terapêutica: 
Aperiente, vermífugo, expectorante, antiespasmódico, estomáquico, adstringente, peitoral, tônico para o cérebro, antioxidante, laxativo.
Indicação terapêutica: 
Úlcera, diarreia, gripe, anemia, tosse, bronquite, asma, enfisema pulmonar, impotência sexual.
tags: 
Anemia - clorose [2]
Asma [3]
Bronquite [4]
Diarreia [5]
Gripe [6]
Hemorragia [7]
Prostatite [8]
Reumatismo - artrite - artrose - dor articular [9]
Cistite [10]
Afecção pulmonar [11]
Úlcera [12]
Tosse - coqueluche [13]
Impotência sexual [14]

Nome em outros idiomas [4]

  • Inglês: brazilian copal, west indian locust, amami-gum
  • Francês: bois de courbaril, caroubier de la Guyane, courbaril, gomme animée, pois confiture
  • Espanhol: paquio, copal, guapinol, curbaril 
  • Alemão: heuschreckenbaum

Descrição [2,3]

Árvore nativa do Brasil, atinge altura de 15 a 20 m, tem copa ampla e densa, tronco mais ou menos cilíndrico de até 1 m de diâmetro, reto e ramos glabros.

Folhas compostas bifoliadas, folíolos coriáceos, de 6 a 14 cm de comprimento. Flores brancas, grandes, reunidas em inflorescências terminais.

O fruto é um legume curto, doce, comestível, indeiscente de até 13 cm de comprimento, de casca dura, cor marrom escura, contém de 3 a 8 sementes de cor marrom, envoltas por uma substância farinácea, com cheiro desagradável. 

É espécie semidecídua, com florescimento entre outubro e dezembro. Prefere solos argilosos e úmidos. Multiplica-se por sementes.

Uso popular e medicinal
Na região da Mata Atlântica, a infusão das folhas é usada internamente contra bronquite especialmente em crianças, enquanto o xarope da casca do caule é indicado contra bronquite e tosse. O macerado das folhas em aguardente é usado contra bronquites, asma e como estimulante do apetite. A infusão da casca é usada como tônico para crianças. O fruto é amplamente consumido na região do Vale do Ribeira (SP). Outras propriedades atribuídas a casca são: adstringente, vermífugo, sedativo e peitoral. A seiva é excelente tônico para crianças, estimulando a digestão e fortificando o organismo [2].

Recomenda-se o chá contra diarreia, disenteria e cólicas intestinais. Recomenda-se também o chá de suas folhas contra afecções das vias urinárias, prostalite e cistite crônica. Nos EUA esta planta é usada como um energético natural e como remédio para problemas respiratórios como asma, laringite e bronquite, como descongestionante e fungicida, para o tratamento da bursite, infecções da bexiga, hemorragias, infecções fúngicas, artrites e infecção da próstata. As folhas e a casca desta planta possuem um grupo de fotoquímicos denominados terpenos e fenólicos com propriedades antimicrobianas, antifúngicas, antibacterianas, moluscicidas comprovadas em vários estudos [5].

Com a finalidade de dar suporte científico ao uso tradicional do jatobá, um estudo fitoquímico recente (2014) avaliou o potencial miorrelaxante do ácido oleanólico, metabólito secundário isolado da fração acetato de etila obtida do extrato etanólico das cascas do caule de H. courbaril. Segundo os autores, o ácido oleanólico apresenta atividade miorrelaxante e a sua presença é responsável, pelo menos em parte, pelas propriedades miorrelaxantes atribuídas a H. courbaril, tornando essa substância um candidato a marcador químico e biológico dessa espécie [1].

Constituição química [3]
Em sua composição encontram-se terpenos e compostos fenólicos: ácido copálico, brasilcopálico, flavonoides (astilbina, beta-sitosterol, beta-bourboneno, alfa-delta-cadineno, cariofileno, capaeno, cubebeno).

 Dosagem indicada [3]

Aperitivo, vermífugo, expectorante, antiespasmódico, estomáquico, adstringente, peitoral, tônico para o cérebro, antioxidante, laxativo, contra asma, úlcera, diarreia, gripe, tosse, anemia e como anti-inflamatório. Preparar por infusão e decocção 1 xícara de café de casca de ramos mais velhos. Tomar de 3 a 4 xícaras ao dia.

Seiva: tomar de 2 a 3 colheres antes das refeições.

Tosse, bronquite, asma, enfisema pulmonar. Polpa do fruto cozida e misturada ao leite quente e açúcar.

Interações medicamentosas e associações [3]
A raiz do jatobá pode ser associada ao braço-forte e ao cravinho-do-mato na impotência sexual.

Outros usos
A espécie é usada na arborização de parques e jardins, além de ser cultivada em pomares para consumo de seus frutos. A casca serve para curtume e fornece fibras para cordoaria e a madeira é usada na construção civil [2]. 

Indicada também na marcenaria e recomposição da mata ciliar. A madeira, pesada, muito dura ao corte, tem média resistência ao ataque de inseto xilófagos sob condições naturais. Os frutos alimentam a avifauna [5].

 Referências

  1. Anais do XXIII Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil: Potencial miorrelaxante do ácido oleanólico, um triterpeno isolado de Hymenaea courbaril L.
  2. STASI, L. C.; HIRUMA-LIMA, C. A. Plantas Medicinais na Amazônia e na Mata Atlântica. Editora UNESP, São Paulo, 2a ed. revista e ampliada. 2002.
  3. GRANDI, T. S. M. Tratado das Plantas Medicinais - Mineiras, Nativas e Cultivadas. Adaequatio Estúdio, Belo Horizonte. 2014.
  4. Plant Resources of Tropical Africa (PROTA4U): Hymenaea courbaril [15] - Acesso em 24 de maio de 2015
  5. Instituto Brasileiro de Florestas (IBF): Jatobá [16] - Acesso em 24 de maio de 2015
  6. Image: © Forest & Kim Starr: Árvore [17] - Fruto e sementes [18] - Acesso em 24 de maio de 2015
  7. The Plant List: Hymenaea courbaril [19] - Acesso em 24 de maio de 2015

GOOGLE IMAGES de Hymenaea courbaril [20] - Acesso em 24 de maio de 2015

 

[21]
[22]
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://ppmac.org/content/jatoba

Links
[1] https://ppmac.org/content/jatoba [2] https://ppmac.org/tags/anemia-clorose [3] https://ppmac.org/tags/asma [4] https://ppmac.org/tags/bronquite [5] https://ppmac.org/tags/diarreia [6] https://ppmac.org/tags/gripe [7] https://ppmac.org/tags/hemorragia [8] https://ppmac.org/tags/prostatite [9] https://ppmac.org/tags/reumatismo-artrite-artrose-dor-articular [10] https://ppmac.org/tags/cistite [11] https://ppmac.org/tags/afeccao-pulmonar [12] https://ppmac.org/tags/ulcera [13] https://ppmac.org/tags/tosse-coqueluche [14] https://ppmac.org/tags/impot%C3%AAncia-sexual [15] http://www.prota4u.org/protav8.asp?en=1&p=Hymenaea+courbaril [16] http://ibflorestas.org.br/loja/sementes/semente-jatoba.html [17] http://www.starrenvironmental.com/images/image/?q=090720-3205&o=plants [18] http://www.starrenvironmental.com/images/image/?q=090720-3214&o=plants [19] http://www.theplantlist.org/tpl1.1/record/ild-1496 [20] http://www.google.co.uk/search?q="Hymenaea+courbaril"&tbm=isch&gws_rd=ssl [21] https://ppmac.org/sites/default/files/jatoba_fruto.jpg [22] https://ppmac.org/sites/default/files/jatoba.jpg