Nome em outros idiomas
- Inglês: wormseed, jesuit's tea, Mexican tea, skunkweed
- Espanhol: epazote, yerba de Santa Maria
- Francês: épazote, thé du Mexique
- Alemão: mexicanischer traubentee
O óleo essencial dessa planta e seu principal componente químico, ascaridol, tem mostrado ações eficientes contra diversas células cancerígenas de tumor, miomas uterinos, cistos e cistadenomas (inclusive linhagem de células cancerígenas multi-resistentes a medicamentos) nas pesquisas em andamento.
A leishmaniose é uma das principais doenças tropicais e a terapia atual é tóxica, cara e pode causar vários efeitos adversos. Até o momento não existem vacinas contra ela e a quimioterapia continua sendo o principal recurso no seu controle.
Foi realizado estudo para analisar a atividade do óleo essencial de Chenopodium ambrosioides em camundongos infectados com Leishmania amazonensis, que receberam dois ciclos de tratamento por diferentes vias (intraperitonial, oral ou intralesão). Os tratamentos intraperitonial e oral com 30 mg/kg com o óleo essencial apresentaram o melhor efeito antileishmaniose que o tratamento com o medicamento de referência, a anfotericina B (Fungizona), a 1 mg/kg.
A toxicidade e a resistência foram examinadas após o tratamento. Os sinais de toxicidade foram evidentes apenas nos animais tratados por via intraperitonial. Não foi detectada resistência em L. amazonensis isolada obtido a partir de ratos tratados.
A conclusão é que este produto natural pode ser uma alternativa para o desenvolvimento de um novo medicamento contra a leishmaniose cutânea.
Vermífugo, estomáquico (infusão). 1 xícara de cafezinho de planta fresca com sementes em 1/2 litro de água. Tomar 1 xícara de chá de 6 em 6h.
Vermífugo (sumo). 1 copo da planta picada com sementes para 2 copos de leite, bater no liquidificador, tomar 1 copo de suco 1 vez ao dia por 3 dias seguidos.
Contusões (cataplasma). Colocar 1 xícara de cafezinho de vinagre, 1 colher de sopa de sal, amassar a planta na mistura até obter uma papa, colocar sobre o local afetado e enfaixar.
Vermífugo (geleia). Separar 4 bananas nanicas maduras com casca. Picar 1 copo de folhas de erva-de-santa-maria com sementes, meio copo de hortelã, 1 copo e meio de açúcar. Triturar bem as plantas em um pilão, pode-se adicionar um pouco de água. Em seguida juntar a banana e o açúcar, amassar bem. Levar ao fogo até dar o ponto de geleia, o que ocorre em poucos minutos. Tomar 1 colher de chá duas vezes ao dia, puro ou passar na bolacha, pão.
Outros usos
Elimina e repele pulgas e percevejos. Colocar os ramos debaixo dos colchões e varrer a casa utilizando-os como vassoura.
Toxicologia
Deve ser administrada com cautela. É contraindicado para gestantes e para crianças menores de 2 anos de idade. Usar sob orientação de profissional da área.
Colaboração
- Sérgio Antonio Barraca, estudante de graduação da ESALQ/USP, Piracicaba (SP), 1999.
- Carla Rafaela de Oliveira, estagiária da Seção Técnica de Informática da ESALQ/USP, Piracicaba (SP), 2014.
Referências
- ESALQ/USP: Cultivo de Horta Medicinal - Acesso em 17 de janeiro de 2016
-
Gernot Katzer's Spice Pages: Epazote - Acesso em 17 de janeiro de 2016
-
Tropilab Inc: Epazote Tincture - Acesso em 17 de janeiro de 2016
-
Sociedade Brasileira de Química: Ascaridol - Acesso em 17 de janeiro de 2016
-
TodoPapas: Que significa cistadenoma - Acesso em 17 de janeiro de 2016
- Agência Fiocruz de Notícias (2013): Leishmaniose - Acesso em 17 de janeiro de 2016
-
Imagem: Martha Batista de Lima, Pedagoga e Terapêuta Naturalista (Florianópolis, SC)
- The Plant List: Dysphania ambrosioides - Acesso em 17 de janeiro de 2016
GOOGLE IMAGES de Dysphania ambrosioides - Acesso em 17 de janeiro de 2016