Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://ppmac.org)

Início > Jurema-preta

Jurema-preta [1]

Enviado por Sergio Sigrist em qua, 16/12/2020 - 10:35am
Nome científico: 
Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir.
Família: 
Leguminosae
Sinonímia popular: 
Calumbi, jurema
Sinonímia científica: 
Acacia hostilis Mart.
Partes usadas: 
Casca.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Flavonoides, taninos.
Propriedade terapêutica: 
Antimicrobiana, analgésica, regeneradora de células, febrífuga, adstringente peitoral.
Indicação terapêutica: 
Queimadura, acne, problemas da pele.
tags: 
Acne [2]
Queimadura [3]
Infecção da pele [4]

Origem, distribuição

Espécie endêmica do Brasil, ocorre nos Estados de Tocantins, Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia e região Centro-Oeste.

Descrição [1,3,4]

Desenvolve-se como arbusto ou arvoreta, com altura de 2 a 4 m. O caule tem coloração marrom-escura, é muito denso, durável e rígido.

Folhas compostas, bipinadas, quando maduras atingem 5 cm de comprimento. Cada folha contém cerca de 15 a 33 pares de folíolos. Quando maduros e saudáveis apresentam coloração verde brilhante.

Inflorescência reunidas em espigas formada por flores brancas, pequenas, perfumadas, que fornecem pólen e néctar para abelhas e outros insetos. 

Os frutos apresentam formato de vagem (cápsulas) com cerca de 3 a 5 cm de comprimento, contendo até 6 sementes planas e formato oval.

A madeira é muito utilizada para a produção de mourões, estacas, peças de resistência, móveis rústicos, lenha e carvão de alto poder de combustão.

Apresenta grande potencial de produção de forragem constituindo, na maioria das vezes, a principal fonte de alimentação animal em diversas áreas da Caatinga. 

Uso popular e medicinal

Na medicina popular, a casca da planta é utilizada em queimaduras, acne e problemas da pele devido às propriedades antimicrobiana, analgésica, regeneradora de células, febrífuga e adstringente peitoral [1].

A ação antimicrobiana de M. tenuiflora foi demonstrada em estudo com 25 cepas de S. aureus de amostras de leite de vacas com histórico de mastite clínica e subclínica. Autores afirmam que a abundância de taninos e flavonoides detectados no extrato acetato de etila são os prováveis responsáveis pela atividade antimicrobiana [3].

Um estudo coletou informações relativas ao conhecimento e uso de M. tenuiflora em três comunidades rurais nas cidades de Itaporanga, Lagoa e São Mamede (Paraíba, Brasil). Os autores destacam que a madeira deste vegetal é muito resistente e tem um alto valor energético, é amplamente utilizada para lenha e carvão vegetal, produção de estacas para construção e ampla utilização como forragens e para medicamentos no tratamento de inflamações e infecções. A casca do tronco serve no tratamento de queimadura e inflamações internas, provavelmente devido a seu alto nível de tanino.

Estudos realizados no México avaliaram a propriedade antimicrobiana do tronco de M. tenuiflora, a qual têm demonstrado ampla ação inibitória de extratos aquosos e etanol contra bactérias gram-positivas, gram-negativas e fungos dermatófitos.

Dados obtidos de testes de laboratório de extratos de M. tenuiflora confirmaram as propriedades farmacológicas e mostraram excepcional atividade do extrato hidroalcoólico contra as bactérias Escherichia coli (pode provocar infecções urinárias, diarreia, colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica), Streptococcus pyogenes (causa uma variedade de doenças desde faringite ou mais graves como a escarlatina), Proteus mirabilis (causa infecção urinária alcalina), Shigella sonnei (agente causador de diarreia e disenteria em todo o mundo), Staphylococcus aureus (causa infecções cutâneas, pneumonia, endocardite, osteomielite, artrite infecciosa - ou séptica), Staphylococcus spp [2].

 Dedicado a Antonio dos Santos (Manaus, AM)

 Referências

  1. Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2020): jurema-preta [5] - Acesso em 13 de dezembro de 2020
  2. Gaia Scientia (2014): Traditional knowledge and use of Mimosa tenuiflora in the semi-arid region from Northeastern Brazil [6] - Acesso em 13 de dezembro de 2020

  3. Revista Brasileira de Farmacognosia (2009): Atividade biológica da jurema-preta sobre Staphylococcus aureus isolado de casos de mastite bovina [7] - Acesso em 13 de dezembro de 2020
  4. BlastingNews (2015). Conhecendo as espécies da Caatinga: Mimosa tenuiflora [8] - Acesso em 13 de dezembro de 2020
  5. Image: Wikimedia Commons [9] (Author: Antonio Josian) - Acesso em 13 de dezembro de 2020
  6. The Plant List: Mimosa tenuiflora [10] - Acesso em 13 de dezembro de 2020

GOOGLE IMAGES de Mimosa tenuiflora [11] - Acesso em 13 de dezembro de 2020

 

[12]
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://ppmac.org/content/jurema-preta

Links
[1] https://ppmac.org/content/jurema-preta [2] https://ppmac.org/tags/acne [3] https://ppmac.org/tags/queimadura [4] https://ppmac.org/tags/infeccao-da-pele [5] https://projetocaatinga.ufersa.edu.br/informacoes-gerais-6/ [6] https://www.researchgate.net/figure/The-use-of-Mimosa-tenuiflora-Wild-Poir-for-medicinal-purposes-in-the-city-of-Itaporanga_fig2_261697526 [7] https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2009000600002 [8] https://br.blastingnews.com/sociedade-opiniao/2015/04/conhecendo-as-especies-da-caatinga-mimosa-tenuiflora-willd-poir-00340555.html [9] https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jurema_Preta,_Folhas,_Flores_e_Frutos.jpg [10] http://www.theplantlist.org/tpl1.1/record/ild-20760 [11] http://images.google.com/images?q=%22Mimosa+tenuiflora%22 [12] https://ppmac.org/sites/default/files/jurema_preta.jpg