Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://ppmac.org)

Início > Girassol

Girassol [1]

Enviado por Sergio Sigrist em sab, 04/07/2015 - 9:04am
Nome científico: 
Helianthus annuus L.
Família: 
Compositae
Sinonímia científica: 
Helianthus annuus subsp. lenticularis (Douglas ex Lindl.) Cockerell
Partes usadas: 
Raiz, fruto, semente, folha, flor.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Ácidos graxos poli-insaturados, saturados (oleico, linoleico).
Propriedade terapêutica: 
Adstringente, diurético, expectorante, febrífuga, nutritiva, estomáquica.
Indicação terapêutica: 
Febre, ferida, inchaço, picadas de cobra e aranha, queixas pulmonares, dor reumática.
tags: 
Febre [2]
Ferida [3]
Edema - inchaço - retenção de líquido [4]
Picada - aranha - cobra - inseto [5]
Reumatismo - artrite - artrose - dor articular [6]
Afecção pulmonar [7]

Nome em outros idiomas

  • Inglês: sunflower, common sunflower

Origem, distribuição
O centro de origem é o Peru. Usado pelos índios norteamericanos no Arizona e Novo México desde 3.000 anos aC. No Brasil o cultivo iniciou-se no século XIX, trazido provavelmente por colonizadores europeus que consumiam as sementes torradas.

Descrição [2]
Tem sistema radicular pivotante formado por um eixo principal e raízes secundárias abundantes.

A parte aérea tem haste única, não ramificada, ereta, pubescente, áspera, vigorosa, cilíndrica, com interior maciço. Altura varia de 0,60 a 2,2 m e diâmetro de 1,8 a 5 cm.

As folhas distribuem-se ao longo do caule em número e formas variáveis. Podem ser longopecioladas, alternadas, acuminadas, rombóides, dentadas, lanceoladas e com pilosidade áspera em ambas as faces. Os pecíolos são compridos e elásticos, permitindo o movimento das folhas com o vento.

O crescimento em altura da planta se deve à atividade da gema apical vegetativa, de onde origina-se a inflorescência do tipo capítulo.

O termo girassol deriva do gênero Helianthus: helios (sol) + anthus (flor) ou flor-do-sol, que gira seguindo o movimento do sol.

O fruto é o órgão de maior importância econômica. É impropriamente chamado semente, de tipo aquênio, seco, oblongo, geralmente achatado, composto pelo pericarpo (casca) e pela semente propriamente dita (polpa ou amêndoa).

Uso popular e medicinal 

Girassol é cultivado no mundo principalmente como fonte de óleo comestível, de excelentes características nutricionais e funcionais à dieta humana. Possui alta relação de ácidos graxos poli-insaturados/saturados (65%/11% em média). O teor de poli-insaturados é constituído em sua quase totalidade pelo ácido linoleico [2].

Já foi introduzido no mercado o girassol rico em ácido graxo oleico (girassol alto oleico), que confere ao óleo alto grau de estabilidade oxidativa, razão pela qual é muito procurado pela indústria de alimentos [2].

O chá das folhas é adstringente, diurético e expectorante, indicado no tratamento de febres altas. As folhas esmagadas são usadas como um cataplasma em feridas, inchaços, picadas de cobra e aranha. As folhas são colhidas na época da floração e secas para uso posterior [1]. 

O chá das flores é utilizado no tratamento de malária e doenças pulmonares. A inflorescência e as sementes são febrífugas, nutritivas e estomáquicas. A semente também é considerada diurética e expectorante, tem sido utilizada com sucesso no tratamento de queixas pulmonares. A decocção das raízes já foi usada em lavagem a quente sobre dores reumáticas [1].

Outros usos [2]
Na forma de farelo e como silagem, o girassol é fonte de proteínas para alimentação animal. O farelo é formado por aproximadamente 44% de proteína bruta, rico em ferro e cálcio, vitaminas A e complexo B com valor biológico elevado (60%), alto teor de metionina e sulfurados. Estudos têm demonstrado a eficiência nutricional da torta de girassol na formulação de rações para nutrição animal.

 Dedicado a Denise Cardoso da Paixão (Salvador, BA); Márcia Degasperi (Piracicaba, SP).

 Referências

  1. Plants for a future: Helianthus annuus​​ [8] - Acesso em 5 de julho de 2015
  2. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP): A cultura do girassol [9] - Acesso em 5 de julho de 2015
  3. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA): Girassol [10] - Acesso em 5 de julho de 2015
  4. Imagem: © Forest & Kim Starr [11] - Acesso em 5 de julho de 2015
  5. The Plant List: Helianthus annuus [12] - Acesso em 5 de julho de 2015

GOOGLE IMAGES de Helianthus annuus [13] - Acesso em 5 de julho de 2015

 

[14]
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://ppmac.org/content/girassol

Links
[1] https://ppmac.org/content/girassol [2] https://ppmac.org/tags/febre [3] https://ppmac.org/tags/ferida [4] https://ppmac.org/tags/edema-retencao-de-l%C3%ADquido [5] https://ppmac.org/tags/picada [6] https://ppmac.org/tags/reumatismo-artrite-artrose-dor-articular [7] https://ppmac.org/tags/afeccao-pulmonar [8] http://www.pfaf.org/user/plant.aspx?LatinName=Helianthus+annuus [9] http://www2.esalq.usp.br/departamentos/lpv/lpv506/LPV-0506%20-%20GIRASSOL%20APOSTILaO%202012.pdf [10] https://www.embrapa.br/soja/cultivos/girassol [11] http://www.starrenvironmental.com/images/image/?q=070618-7349&o=plants [12] http://www.theplantlist.org/tpl1.1/record/gcc-44475 [13] https://www.google.co.uk/search?q=%22Helianthus+annuus%22&tbm=isch&gws_rd=ssl [14] https://ppmac.org/sites/default/files/girassol.jpg