Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://ppmac.org)

Início > Calêndula

Calêndula [1]

Enviado por Sergio Sigrist em seg, 08/10/2012 - 12:18pm
Nome científico: 
Calendula officinalis L.
Família: 
Compositae
Sinonímia popular: 
Malmequer, maravilha-dos-jardins, maravilha, bonina.
Sinonímia científica: 
Calendula aurantiaca Kotschy ex Boiss.
Partes usadas: 
Flor, folha, caule.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Calendulina, ácidos (málico, salicílico), mucilagem, resinas, óleo essencial, carotenoides, flavonoides, taninos, saponinas, cumarinas, colesterina, silício, alantoína, pró-vitamina B.
Propriedade terapêutica: 
Emenagoga, anti-inflamatória, antiemética, antisséptica local, cicatrizante, antifúngica, antialérgica, analgésica, vasodilatadora e tonificante da pele.
Indicação terapêutica: 
Tratamento da acne, queimaduras, alergias, picada de abelhas, vespas e mosquitos. É muito usada em produtos cosméticos e no combate ao tabagismo.
tags: 
Acne [2]
Alergia [3]
Queimadura [4]
Picada - aranha - cobra - inseto [5]
Tabagismo [6]

Planta da Farmacopeia Brasileira
Calêndula tem uso científico comprovado. Preparado por infusão é anti-inflamatório e cicatrizante. Como tintura é anti-inflamatório em afecções da cavidade oral. Como gel auxilia no tratamento da acne e inflamações em geral. Como creme é antisséptico e cicatrizante, podendo ser aplicado em assaduras e feridas. Para mais informações consulte: infusão [7] - tintura [8] - gel [9] - creme [10]

Nome em outros idiomas

  • Inglês: flower-heads of Marigold
  • Espanhol: calêndula, flamenquilla
  • Italiano: capolini di calendula

Descrição
Planta herbácea anual, de 30 a 50 cm de altura, caule ereto, ramoso e pubescente. Apresenta folhas simples, grossas, inteiras, pilosas quando jovens e lisas quando adultas. As folhas apresentam bordos lisos ou levemente dentados, as inferiores são oblongas e as superiores, espatuladas, de cor verde-clara ou verde-oliva quando novas; são alternas e sésseis quando jovens e pecioladas quando adultas.

As flores estão reunidas em capítulos: as centrais são hermafroditas e masculinas e as periféricas, femininas, que produzem os frutos (sementes).

As  inflorescências podem alcançar até 5 cm de diâmetro, podendo ser simples ou duplas, de coloração que varia do amarelo ao alaranjado; possuem odor forte e característico.

Os frutos (sementes) são do tipo aquênio indeiscente, curvados em arco (os exteriores) ou arredondados (os interiores). A raiz é fasciculada, amarelo-clara.

É planta rústica, pouco exigente em solo, mas desenvolve-se bem em solos profundos, drenados e com bom teor de matéria orgânica. Prefere clima temperado frio, não tolerando temperaturas elevadas. É exigente quanto a insolação. Multiplica-se por sementes em viveiros ou local definitivo de junho a agosto. O espaçamento entre as linhas deve ser de 50 cm; entre as plantas de 20 a 25 cm. A profundidade da semeadura deve ser de 1 a 2 cm.

A colheita pode ser feita 3 a 4 meses após o plantio, depois da plena abertura dos capítulos. Quando as flores se destinam à armazenagem, devem ser bem secas à sombra ou em estufas à temperatura de até 35º C durante um período de aproximadamente 48 h.

Uso popular e medicinal
Em uso interno, possui ação emenagoga (facilita a menstruação), anti-inflamatória e antiemética. Em uso externo é antisséptica local, cicatrizante, antifúngica, antialérgica, analgésica, vasodilatadora e tonificante da pele.

Considerada eficaz no tratamento da acne, queimaduras, alergias, picada de abelhas, vespas e mosquitos. É muito usada em produtos cosméticos e no combate ao tabagismo.

 Preparo e dosagem

Chá por infusão (uso interno). Usam-se 5 colheres (sopa) de flores frescas picadas ou 2 colheres (sopa) de flores secas para 1 litro de água. Toma-se uma xícara de chá morno 3 vezes ao dia.

Chá por infusão (uso externo). Usam-se 10 colheres (sopa) de flores frescas ou 4 a 6 colheres (sopa) de flores secas para 1 litro de água. Aplica-se sobre o local afetado na forma de compressas e/ou banhos 3 vezes ao dia.

Combate ao tabagismo. Para deixar de fumar, usa-se essa infusão sob a forma de bochechos 3 vezes ao dia. Em poucos dias o tabaco adquire gosto desagradável.

Cataplasma. Amassam-se flores e folhas frescas, bem limpas, aplicando-as sobre as partes afetadas 3 vezes ao dia até a obtenção da cura.

Pomada. Aplica-se a pomada sobre o local afetado em camada fina 3 vezes ao dia. Ingredientes: 10 colheres (sopa) de vaselina sólida; 5 colheres (sopa) de flores de calêndula; 2 colheres (sopa) de cera de abelha. Modo de preparar: após lavar, secar e picar, a planta deve ser socada. Juntar a vaselina e fritar em fogo baixo, mexendo com colher de pau até a planta mudar de cor. Tirar do fogo e colocar a cera de abelha. Coar, continuar mexendo até a mistura esfriar e adquirir consistência de pomada. Conservar em geladeira, em recipiente limpo, seco, bem fechado e devidamente identificado.

   Cuidado

A calêndula não deve ser usada no chimarrão.                                                                               

 Referências

  1. NOLLA, D.; SEVERO, B. M. A.; MIGOTT, A. M. B. Plantas Medicinais. Editora Universitária UPF, Passo Fundo. 2005. ​
  2. The Plant List: Calendula officinalis [11] - Acesso em 14 de junho de 2015
  3. Image: Wikimedia Commons [12] (Author: Giancarlo Dessi) - Acesso em 14 de junho de 2015

GOOGLE IMAGES de Calendula officinalis [13] - Acesso em 14 de junho de 2015
 

[14]
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://ppmac.org/content/calendula

Links
[1] https://ppmac.org/content/calendula [2] https://ppmac.org/tags/acne [3] https://ppmac.org/tags/alergia [4] https://ppmac.org/tags/queimadura [5] https://ppmac.org/tags/picada [6] https://ppmac.org/tags/tabagismo [7] https://ppmac.org/content/calendula-officinalis-infusao [8] https://ppmac.org/content/calendula-officinalis-tintura [9] https://ppmac.org/content/calendula-officinalis-gel [10] https://ppmac.org/content/calendula-officinalis-creme [11] http://www.theplantlist.org/tpl/record/gcc-107206 [12] http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Calendula_officinalis_g1.jpg [13] http://images.google.co.uk/search?q=%22Calendula+officinalis%22&biw=1440&bih=785&sei=GER8UI6BC8bJ0QGxkoGQCw&tbm=isch [14] https://ppmac.org/sites/default/files/calendula.jpg