Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://ppmac.org)

Início > Anis-estrelado

Anis-estrelado [1]

Enviado por Sergio Sigrist em sex, 14/09/2012 - 2:52pm
Nome científico: 
Illicium verum Hook.f.
Família: 
Schisandraceae
Sinonímia científica: 
Illicium san-ki Perr.
Partes usadas: 
Frutos com suas sementes.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Os frutos secos podem conter de 5 a 8% de óleo essencial dominado por anetol (85 a 90%), methylchavicol, felandreno, linalol, safrol, terpineol, traços de 1,4 cineol.
Propriedade terapêutica: 
Expectorante, antiflatulento, antibacteriano, aperiente, carminativo, expectorante, estimulante.
Indicação terapêutica: 
Eliminação de gases estomacais e intestinais, cólica intestinal em recém-nascido, dor de dente causada por cárie.
tags: 
Gás no trato digestivo - arroto - flatulência - pum - peido [2]
Cólica [3]

Planta da Farmacopeia Brasileira
Anis-estrelado tem uso científico comprovado como expectorante e antiflatulento.

Nome em outros idiomas

  • Inglês: star anise, star aniseed, Chinese star anise, Indian anise, badian anise
  • Francês: anis étoilé, anis de la Chine, badiane 
  • Alemão: sternanis, badian
  • Italiano: anice stellato

Origem, distribuição
Sul da China e Vietnam. A planta não é conhecida no estado selvagem.

Descrição [1,2]
Illicium verum [7], anis-estrelado é árvore da família Schisandraceae. Não deve ser confundida com anis-verde (Pimpinella anisum) da família da salsa (Apiaceae), embora ambas as espécies contenham anetol, óleo essencial utilizado na aromatização de bebidas e produtos de confeitaria.

O nome genérico Illicium deriva do Latim significando "sedução", refere-se a fragrância atraente deste grupo de pequenas árvores e arbustos.

O fruto é uma vagem, são colhidos antes da maturação e posteriormente secos. A vagem tem a forma de uma estrela irregular com oito pontas e mede até 3 centímetros de lado a lado. São duras e têm a cor de ferrugem. Os carpelos têm forma de canoa e abrigam uma semente frágil e lustrosa. Os carpelos são mais aromáticos do que as sementes. O óleo essencial reside no pericarpo, não na semente.

Uso popular e medicinal
O fruto é antibacteriano, carminativo, diurético e odontálgico (indicado para dor de dente, especialmente causada por cárie). Toma-se internamente no tratamento de dor abdominal, perturbações digestivas e queixas tais como lumbago. Muitas vezes é incluído em remédios para distúrbios digestivos e tosse, em parte devido ao agradável sabor de anis.

É um remédio eficaz para vários problemas digestivos, incluindo cólicas. Pode ser dado com segurança para crianças. Costuma-se mastigar a fruta em pequenas quantidades após as refeições a fim de promover a digestão e "adoçar a respiração". O fruto tem efeito antibacteriano semelhante à penicilina. Quando usado para mastigar, o fruto deve ser colhido verde. Os frutos maduros servem para extrair o óleo essencial e são secos para uso em decocção e pó. Um remédio homeopático é preparado a partir da semente [3]. 

Os frutos secos podem conter de 5 a 8% de óleo essencial dominado por anetol (85 a 90%). Os outros componentes methylchavicol, felandreno, linalol, safrol e terpineol têm pequeno efeito sobre o aroma. Traços de 1,4 cineol podem ser usados para distinguir o anis-estrelado do anis-verde que, como a maioria das outras especiarias, é livre deste composto [2].

 Dosagem indicada [4]

Expectorante e antiflatulento.
Componentes: frutos secos (3g); água q.s.p (150 mL). Preparar por infusão considerando a proporção indicada na fórmula. Uso interno: acima de 12 anos, tomar 
150 mL do infuso após 10 minutos do preparo, 3 a 4 vezes ao dia. 

 Advertência
Não utilizar em gestantes e no hiperestrogenismo. O uso pode ocasionar reações de hipersensibilidade cutânea, respiratória e gastrointestinal.

 Culinária [5]

Anis estrelado, erva doce, canela, cravo, pimenta do sichuan são especiarias que compõem uma mistura conhecida como Asian “Chinese 5 Spices”, usada em uma variedade de pratos de carne assada e refogada na cozinha chinesa. É o tempero principal do famoso Char Siu (carne de porco grelhada). Essa mistura é totalmente vegano, não contém sal, aditivos, conservantes, glutamato monossódico (msg), corantes artificiais e glúten. 

 Referências

  1. Royal Botanic Gardens (KEW): Illicium verum [4] (star anise) - Acesso em 29/3/2015
  2. Gernot Katzer's Spice Pages: Star Anise [5] (Illicium verum Hooker fil.) - Acesso em 29/3/2015
  3. Plants for a Future: Illicium verum [6] - Hook.f.  - Acesso em 29/3/2015
  4. Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira, 1ª edição. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), 2011.
  5. Cuesta Sabores: Tempero Asian Chinese 5 Spices [7] - Acesso em 29/3/2015
  6. Imagem: Wikimedia Commons [8] (Author: Arria Belli) - Acesso em 29/3/2015
  7. The Plant List: Illicium verum [9] - Acesso em 29/3/2015

GOOGLE IMAGES de Illicium verum [10] - Acesso em 29/3/2015

 

[11]
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://ppmac.org/content/anis-estrelado

Links
[1] https://ppmac.org/content/anis-estrelado [2] https://ppmac.org/tags/gas-no-trato-digestivo [3] https://ppmac.org/tags/colica [4] http://www.kew.org/science-conservation/plants-fungi/illicium-verum-star-anise [5] http://gernot-katzers-spice-pages.com/engl/Illi_ver.html [6] http://www.pfaf.org/user/Plant.aspx?LatinName=Illicium+verum [7] http://www.cuestasabores.com.br/produtos/temperos-condimentos/48.html [8] http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Illicium_verum_macro_2.jpg [9] http://www.theplantlist.org/tpl1.1/record/kew-2861915 [10] https://www.google.co.uk/search?q=%22Illicium+verum%22&tbm=isch&gws_rd=ssl#imgdii=_ [11] https://ppmac.org/sites/default/files/anis_estrelado.jpg