Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://ppmac.org)

Início > Amapá, amapazeiro

Amapá, amapazeiro [1]

Enviado por Sergio Sigrist em sex, 17/07/2015 - 8:22am
Nome científico: 
Brosimum potabile Ducke
Família: 
Moraceae
Sinonímia popular: 
Amapai, amapa-da-várzea, leiteira.
Sinonímia científica: 
Brosimum myristicoides Standl.
Partes usadas: 
Látex, casca do caule.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Flavanas, esteroides, cumarinas, terpenos, benzofenona, xantonas, taninos, saponinas, alcaloides, polifenóis.
Propriedade terapêutica: 
Antissifilítica, anti-inflamatório, antirreumático.
Indicação terapêutica: 
Estimulante do sistema nervoso, problemas respiratórios, leishmaniose.
tags: 
Leishmaniose [2]
Problema respiratório [3]
Picada - aranha - cobra - inseto [4]
Estímulo do sistema nervoso [5]

Origem
Nativa da Amazônia. A árvore, conhecida como amapazeiro, é encontrada nos estados do Pará, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Goiás (Brasil) e Guiana Francesa.

Descrição [4]
Várias espécies vegetais são vulgarmente conhecidas como "amapá". Chama a atenção o fato de pertencerem inclusive a diferentes famílias botânicas. São árvores altas (atingem de 35 a 40 m de altura) e semelhantes em seu aspecto, têm frutos grandes de casca grossa.

Delas são coletados o látex, dependendo da espécie tem sabor doce ou amargo, conhecido como "leite-do-amapá". A tabela abaixo mostra alguns detalhes. 

Família Espécie Nome comum Folhas Sabor do látex
Apocynaceae Parahancornia amapa * amapá-amargo Pequenas, opostas Forte, bem amargo, ingerido com mel
Apocynaceae Couma guianensis amapa-amargo Redondas Amargo
Moraceae Brosimum rubescens  muirapiranga Formas variáveis, alternadas Não é utilizado 
Moraceae Brosimum potabile amapaí Pequenas, finas, alternadas Desagradável
Moraceae Brosimum parinarioides amapá-doce Grandes, grossas, alternadas Gosto agradável (ingerido com leite de vaca)

* Parahancornia amapa é um sinônimo de Parahancornia fasciculata

A coleta do "leite-de-amapá" é simples, basta um corte em diagonal na casca do caule com um machado e deixar cair o líquido em uma vasilha. Esse produto é utilizado pelas comunidades da região Norte como fonte alimentar e medicinal. Nas feiras e lojas de plantas medicinais de Belém (PA) são encontradas garrafadas, óleos e resinas nas cores vermelha, laranja, amarela e branca.

Uso popular e medicinal
Amapá é considerado um remédio poderoso, o "fortificante da Amazônia", usado por muitos e muitos anos pela população rural e urbana para o tratamento de problemas pulmonares, gastrite, fraqueza e cicatrização. Também é usado como tônico por pessoas que sentem fraqueza, especialmente mulheres após o parto. Estudos comprovaram a ação analgésica e anti-inflamatória das espécies P. fasciculata e B. parinarioides.

Espécies de Apocynaceae (amapa-amargo) normalmente apresentam muitos alcaloides, são substâncias químicas fortes usadas contra doenças. Análises nutricionais de B. parinarioides (amapa-doce) indicaram a presença de cálcio, ferro e magnésio [4]. 

Excertos da casca do caule de espécies de Brosimum são utilizados como estimulante do sistema nervoso e têm também demonstrado atividades antissifilíticas, anti-inflamatório e antirreumático. Várias classes de compostos químicos foram isolados a partir dessas espécies: flavanas, esteroides, cumarinas, terpenos, benzofenona, xantonas, taninos, saponinas, alcaloides e polifenóis. Três cumarinas (5-metoxipsoraleno, xantiletina e (-)-marmesina) foram isoladas no extrato etanólico do cerne de B. potabile e 14 outros compostos foram identificados por análise das frações hexânicas [2]. 

Novos constituintes identificados no extrato etanólico do caule de B. potabile são β-sitosterol (110 mg), estigmasterol (76 mg) e (-) - centrolobina (180 mg) a partir de 430 g de caule [1].

O látex de B. parinarioides, B. potabile e B. utile é popularmente utilizado para problemas respiratórios, como anti-inflamatório e antileishmaniose. Estudos da composição nutricional demonstraram presença de maior quantidade de minerais e proteínas no leite-de-amapá do que nos leites de soja e de vaca, razão pelo qual este pode ser utilizado em substituição ao leite de vaca, como já ocorre na Amazônia [3].

 Dosagem indicada [4]

Tratamento das consequências da malária, contra vermes, infecções no útero, gastrite, anemia, problemas respiratórios, tuberculose e ultimamente câncer (amapa-amargo). Tomar uma colher (chá) de leite-de-amapá em jejum todas as manhãs durante 8 dias, parar por uma semana. Se necessário repetir a dose. Para crianças, usar 1/2 colher. O leite-de-amapá nunca é tomado puro, mas sempre misturado com água, leite, mingau ou café.

Restaurar a energia em casos de desnutrição de crianças (amapá-doce). Costuma-se tomar 1 colher (sopa) de amapá-doce 2 vezes ao dia. 

 Dedicado a Itacildo Pacheco (João Pessoa, PB) e Antonio dos Santos (Manaus, AM).

 Referências

  1. Ciência Rural (2013): Pasteurização do leite-do-amapá in natura para controle do escurecimento enzimático [6] - Acesso em 16 de agosto de 2015
  2. Acta Amazonica (2010): Chemical constituents from the stem of Brosimum potabile [7] - Acesso em 16 de agosto de 2015
  3. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (2009): Composição inorgânica de leite-de-amapá (B. parinarioides, B. potabile e B. utile ovatifolium) [8] - Acesso em 16 de agosto de 2015
  4. SHANLEY, P.; MEDINA, G. Frutíferas e Plantas Úteis na Vida Amazônica. CIFOR/Imazon, Belém (PA). 2005.
  5. Science Direct (2000): Constituents of Brosimum potabile [9] - Acesso em 16 de agosto de 2015
  6. Medicinal Plantas of the Guianas [10] (Guyana, Surinam, French Guiana) - Acesso em 16 de agosto de 2015
  7. Imagem: The Field Museam [11] (© Robin Foster) - Acesso em 16 de agosto de 2015
  8. The Plant List: Brosimum potabile [12] - Acesso em 16 de agosto de 2015

GOOGLE IMAGES de Brosimum potabile [13] - Acesso em 16 de agosto de 2015

 

[14]
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://ppmac.org/content/amapa-amapazeiro

Links
[1] https://ppmac.org/content/amapa-amapazeiro [2] https://ppmac.org/tags/leishmaniose [3] https://ppmac.org/tags/problema-respiratorio [4] https://ppmac.org/tags/picada [5] https://ppmac.org/tags/estimulo-do-sistema-nervoso [6] http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-84782013000900028&script=sci_arttext [7] http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044-59672010000400011 [8] http://sec.sbq.org.br/cdrom/32ra/resumos/T0443-1.pdf [9] http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0367326X00001969# [10] http://botany.si.edu/bdg/medicinal/MedPlantsGui3.pdf [11] http://fm2.fieldmuseum.org/plantguides/view.asp?chkbox=14611 [12] http://www.theplantlist.org/tpl1.1/record/kew-2683632 [13] https://www.google.co.uk/search?q=%22Brosimum+potabile%22&tbm=isch&gws_rd=ssl [14] https://ppmac.org/sites/default/files/amapa_doce.jpg