Nome em outros idiomas
- Inglês: Sandal, cendana, sandal tree, East Indian sandalwood, white Indian sandalwood, sandalwood
- Francês: Santal blanc
- Alemão: Weisser Sandel(holz)ßaum
Origem, distribuição
Cresce na Ásia tropical, Austrália, ilhas do Pacífico e Havai.
Descrição [2]
Sândalo é árvore perene, hemiparasitária radicular. Atinge altura variada, na Austrália cresce até 4 m e na Índia 20 m.
A casca é compacta, marrom escuro, avermelhada, cinza escuro ou quase preta, lisa nas árvores jovens, áspera com profundas rachaduras verticais nas árvores mais velhas. Madeira altamente aromática, considerada a segunda mais cara do mundo.
Folhas finas, geralmente opostas, ovais ou ovais elípticas, extremidade arredondada ou pontiaguda, haste ranhurada, 5-15 cm de comprimento, nervação reticulada.
Flores marrom-arroxeadas, pequenas, cor de palha, avermelhadas, verdes ou violetas, cerca de 4 mm de comprimento, formam até 6 pequenos aglomerados terminais ou axilares, sem cheiro.
O fruto é uma drupa carnuda e globosa, vermelho, roxo a preto quando maduro, com cerca de 1 cm de diâmetro, endocarpo estriado duro e coroado por uma cicatriz, quase sem pedúnculo, liso, com uma única semente.
Uso popular e medicinal
Sândalo é mundialmente conhecido pelo óleo de odor agradável e amadeirado.
O óleo essencial é composto por uma mistura de sesquiterpenos (Z) -α-santalol, (Z) -β-santalol, (Z) -epi-β-santalol, (Z) ) -α-trans-bergamotol, α-bisabolol, (Z) -lanceol, hidrato de sesquisabineno e (E, E) -farnesol, juntamente com pequenas quantidades (até 2%) de hidrocarbonetos sesquiterpênicos precursores correspondentes, onde (Z) -α-santalol e (Z) -β-santalol constituem os principais componentes ativos.
O óleo essencial de sândalo é geralmente obtido por destilação a vapor de cavacos e tarugos cortados do cerne. É amplamente utilizado na perfumaria, cosmetologia, aromaterapia, como antidepressivo, anti-inflamatório, antifúngico, adstringente, sedativo, inseticida, antisséptico e em unguentos religiosos [1].
Historicamenteo sândalo é considerado uma das árvores mais sagradas e parte importante de rituais de certas religiões. Produtos de sândalo têm sido utilizados em incenso, entalhes em madeira, piras funerárias, na indústria de alimentos como ingrediente aromatizante e em repelentes de insetos, perfumes, sabões, detergentes e cosméticos.
O óleo essencial de sândalo desenvolve-se no cerne e na raiz, processo que dura cerca de 15 a 20 anos. Mais de 230 constituintes pertencentes a diferentes classes químicas foram identificados no cerne, sendo principalmente terpenoides. A avaliação fitoquímica de extratos de sândalo revelou que a árvore é também rica em saponinas, fenólicos e taninos.
O principal constituinte do óleo de sândalo é o santalol, uma mistura de dois isômeros, α-santalol e β-santalol. Relata-se que α-santalol apresenta propriedade anticâncer. Outros constituintes identificados são cisnuciferol, α-bisabalol, cisbergamatol, epi-β-santalol, γ-curcumen-12-ol, β-curcumen-12-ol, cis-lanceol e trans-farnesol.
Produtos de sândalo têm sido usados no tratamento de várias doenças desde os tempos antigos. Não é tóxico e exibe uma ampla variedade de propriedades antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória, antiespasmódica, diurética, expectorante e antisséptica.
Na medicina chinesa são usados para tratar disenteria, dor de estômago, gonorreia, doenças de pele e ansiedade.
Emulsão, pasta e óleo essencial de sândalo têm sido usados há séculos na Índia para o tratamento de doenças cutâneas inflamatórias e eruptivas. No sistema de medicina Unani é indicado para tratar úlceras gástricas e doenças cardíacas, cerebrais, hepáticas, estomacais e cutâneas. O potencial antiúlcera do extrato hidroalcoólico da haste de S. album a 500 mg / kg foi relatado em modelos de ulceração gástrica de ratos albinos Wistar.
Estudos sugerem que α-santalol é um agente quimiopreventivo / terapêutico do câncer, seguro e promissor com potencial para atingir várias vias envolvidas na carcinogênese. Mecanismos de ação através dos quais α-santalol funciona como um agente anticancerígeno incluem atividades pró-apoptótica, antiproliferativa, antiangiogênica, antioxidante e anti-inflamatória.
O α-santalol é relativamente não tóxico para os tecidos normais, o que minimiza os efeitos colaterais sistêmicos indesejáveis e melhora a adesão do paciente. Possui uma fragrância agradável facilitando assim a adesão.
Estudos atestam a atividade antimicrobiana de extratos aquosos de folhas e caule de S. album contra Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Pseudomonas. E atividade antiviral do óleo in vitro contra Herpes simplex HSV-1 e HSV-2. [3]
Aromaterapia
O óleo de sândalo é indicado para aliviar a ansiedade, estresse e depressão. Tem efeitos neuroléptico, relaxante, calmante, dilatador de brônquios e adstringente. Há relatos de que α-santalol tem efeitos depressores do sistema nervoso central, como sedação. Promove um sono reparador.
Em ratos com distúrbios do sono, a inalação de α-santalol afetou o ciclo sono-vigília e causou uma diminuição significativa no tempo total de vigília e um aumento no tempo total de sono por movimentos oculares não rápidos. Os resultados também sugerem a ação do α-santalol via sistema circulatório por absorção no sangue através da mucosa respiratória ao invés do sistema olfatório.
Resultados de estudo piloto em pacientes recebendo cuidados paliativos para avaliar a eficácia da aromaterapia evidenciam que o óleo de sândalo é eficaz na redução da ansiedade.
Dedicado a Fátima Bacellar (Setúbal, Portugal)
Referências
- Srivastava, P. L. et al. Functional characterization of novel sesquiterpene synthases from Indian sandalwood, Santalum album. Sci. Rep. 5, 10095; doi: 10.1038/srep10095 (2015) - Acesso em 5 de setembro de 2021
- Agroforestry Database: Santalum album - Acesso em 5 de setembro de 2021
- Anticancer Research (2015): Anticancer effects of sandalwood - Acesso em 5 de setembro de 2021
- Misra BB, Dey S. 2013. Biological activities of east Indian sandalwood tree, Santalum album. PeerJ PrePrints 1:e96v1 - Acesso em 5 de setembro de 2021
- Image: India Nature Watch - Acesso em 5 de setembro de 2021
- The Plant List: Santalum album - Acesso em 5 de setembro de 2021
GOOGLE IMAGES de Santalum album - Acesso em 5 de setembro de 2021