Coceiras pelo corpo

 

Recebi recentemente uma solicitação de indicação de chá ou fitoterápico para uma senhora de 90 anos que apresenta coceiras pelo corpo. Ela vem se recuperando de pós-cirurgia do olho, tem diabetes fraca, toma vitaminas e usa sabonete e creme especiais de pele.

O texto a seguir aborda possíveis causas e tratamentos com base na experiência de nossos colaboradores, lembrando que a palavra final sempre cabe ao profissional de saúde com competência na área.

Algumas causas merecem atenção como a presença de componente alérgico no sabonete e creme, vestimenta, produtos usados para tratamento de água de rua (a água que usamos para banhos e lavar roupas), amaciante e sabão de uso comum nos lares.

E também investigar se há problema com permeabilidade intestinal. 

A gama de tratamentos inclui chás antialérgicos (calêndula), chás calmantes e digestivos suaves, lactobacilos, ingerir alimentos que contenham fibras solúveis, tomar bastante água. Usar sabonetes neutros (a base de glicerina), cosméticos orgânicos, produto específicos manipulados e fitoterápicos adequados para a pele (hamamelis, camomila, aveia, calêndula, oleo de coco etc.).

Inicialmente deve-se buscar as causas dessa coceira, sendo uma delas o creme que a idosa está usando. Se possível, suspender o uso por 1 ou 2 dias e observar se houve melhora.

Outra questão é se a pessoa tomou anti-inflamatório ou antibiótico. Neste caso, pode ter ocorrido aumento da permeabilidade intestinal. Remédios costumam ter em suas fórmulas substâncias que melhoram sua absorção, tornando mais aberta a passagem do intestino, facilitando a entrada de antígenos, agressores, alimentos ou até moléculas que não deveriam entrar, por exemplo amendoim. O nosso sistema imunológico reage através de alergias. Nesse caso seria indicado o uso de lactobacilos, ingerir alimentos que contenham fibras solúveis e tomar água, formando assim um gel na parede do intestino, diminuindo a permeabilidade.

Os chás que tratam alergias ajudam, como por exemplo calêndula ou outros fáceis de encontrar.

O leite também aumenta a permeabilidade intestinal graças a uma de suas proteínas.

Se o intestino está mais permeável, há possibilidade de ser alergia alimentar como o acima citado exemplo do amendoim, mas pode ser qualquer alimento.

Pode ainda ser a vestimenta. Sugere-se investigar a causa e tentar os chás antialérgicos.

Dentre outras possíveis causas da coceira, deve-se também considerar a água de rua que usamos em banhos, limpeza de roupas e cozimento. Estão acrescentando muitos produtos nessa água, sendo que alguns deles podem provocar coceiras.

Sendo uma senhora de 90 anos, sua pele não é muito resistente. Talvez seja preciso suspender o creme e sabonete e ver o resultado. Ou substituir por sabonetes neutros, a base de glicerina.

Não é conveniente indicar nada sem saber se ela tem alergia a algum componente do creme ou sabonete. Se for marca de cosmético o melhor é suspender por uns dias e se foi indicado por um médico, o correto é consultar um dermatologista.

Coceiras podem ter muitas origens: de alimentos, produtos e até o amaciante e sabão usados para lavar roupas de cama e banho. Eliminando esses agentes, aí sim avaliar um fitoterápico que possa ajudar numa eventual desintoxicação, até para se banhar.

Atualmente existem cosméticos orgânicos de boa qualidade sem parabenos, corantes etc. Se for o caso, consultar um dermatologista para manipular um produto específico para a idosa. E aí sim usar os fitoterápicos adequados para a pele (hamamelis, camomila, aveia, calêndula, oleo de coco etc.). Uma boa opção é loção ou emulsão hidratante pós banho manipulada.

Usar de preferência sabonete líquido, que deve ter o pH ideal para a pele. O sabonete em barra deixa resíduos alcalinos na pele que poderão ocasionar coceiras e aumentar o pH da pele.

Cuidado com produtos com fragrâncias. Dependendo da sua composição, a fragrância pode prejudicar a pele do idoso. Não usar bucha vegetal no banho, devido a agressão que causa na pele, pois remove a camada de gordura podendo causar ressecamentos e lesões.  

Opte por toalhas macias e nunca a esfregue no corpo. A fricção do tecido na pele pode causar arranhões e lesões mais sérias.

Existem hidratantes cremosos naturais à base de camomila, calêndula e Aloe vera, são emolientes da pele e antioxidantes, especialmente desenvolvidos para hidratar e melhorar o aspecto, suavidade, flexibilidade e conforto de peles secas ou ressecadas, prevenindo descamação e irritação.

Aloe vera é amplamente reconhecida na literatura pelas propriedades antibacteriana, cicatrizante, anti-inflamatória e capacidade de reidratação da pele.

Finalmente vamos acrescentar este aconselhamento: nesses casos usar chás calmantes e digestivos suaves, de sabores agradáveis a escolha da pessoa.

O que não pode faltar é muita água para limpar e fazer fluir as toxinas que podem estar obstruindo o sistema linfátic. Outra boa ideia é cuidar do estado emocional da pessoa afetada. Carinho e paciência são melhores que muitos chás com açúcar ou mel. Lembrando que o chá deve sempre ser tomado sem açúcar.

yes Colaboração

  • Ana Lúcia Teixeira de Lima Mota, Bióloga (São Paulo, SP)
  • Luiz Rodrigues, Economista (São Paulo, SP)
  • Martha Batista, Pedagoga, Terapêuta Naturalista (Florianópolis, SC)