
![]() |
Planta da Farmacopeia Brasileira |
A região do Mediterrâneo.(litoral mediterrâneo ocidental) é o centro originário da espécie. Introduzida e cultivada na Europa, América do Norte, partes da Ásia e outras.
- Inglês: rosemary, benenden blue rosemary
- Francês, alemão: romarin, rosmarin
- Espanhol: romero
Alecrim é uma planta aromática de grande destaque tanto no uso popular quanto na pesquisa científica recente.
Arbusto perene, sempre-verde, de hábito variado: pode crescer ereto ou prostrado, chegando a alturas típicas de 0,5 m até cerca de 2 m ou mais, dependendo das condições.
Folhas finas e alongadas, coriáceas, persistentes. Parte superior verde-escura e brilhante, parte inferior com pelos ou tomento branco-acinzentado, margens ligeiramente enroladas para baixo (“revolutas”).
Flores pequenas, bilabiadas, geralmente em tonalidades azul-violeta ou branca-azulada, agrupadas em inflorescências axilares.
Planta adaptada a solos bem drenados, preferencialmente em clima mediterrânico, de exposição ao sol, podendo tolerar condições mais adversas (calor, aridez) e solos pedregosos ou arenosos.
![]() |
O termo “rosmarinus” provavelmente vem do latim ros marinus, que significa “orvalho do mar”, aludindo à sua ocorrência junto a zonas costeiras mediterrâneas ou à neblina marítima. Em diversas culturas, o alecrim foi associado à lembrança, à memória, à fidelidade. Devido ao forte aroma e aos óleos essenciais que contém, tornou-se uma das ervas mais reconhecidas e "marca registrada" da culinária mediterrânea. |
Uso popular e medicinal
Usado como tônico do sistema nervoso central e indicado em casos de esgotamento cerebral, excesso de trabalho e depressão ligeira.
O modo de uso comum é Infusão das folhas frescas ou secas na forma de compressas, decoto das folhas na forma de loção, na forma de pomada usando-se o suco concentrado.
Dosagem indicada
- Dor de cabeça de origem digestiva. Em 1 xícara de chá, coloque uma colher de sobremesa de folhas picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá antes ou após as principais refeições.
Problemas respiratórios
- Xarope: para 1/2 litro de xarope adicionar o suco de 4 xíc. de cafezinho de folhas frescas, tomar 1 colher de sopa a cada 3 horas.
- Infusão: 1 xíc. de cafezinho de folhas secas em 1/2 litro de água, tomar xíc. de chá a cada 6 horas.
- Tintura: 10 xíc. de cafezinho de folhas secas em 1/2 litro de álcool de cereais ou aguardente, tomar 1 colher de chá 3 vezes ao dia em um pouco de água; para a maioria das indicações, inclusive hemorróidas.
- Pó - as folhas secas reduzidas a pó têm bom efeito cicatrizante.
Antidispéptico e anti-inflamatório
Alecrim é recomendado pela ANVISA como antidispéptico e anti-inflamatório.
Componentes: folhas secas (2 g); água q.s.p (150 mL). Preparar por infusão considerando a proporção indicada na fórmula. Uso interno: acima de 12 anos, tomar 150 mL do infuso, 15 minutos após o preparo, 3 a 4 vezes entre as refeições.
Atenção: não usar em pessoas com gastroenterites e histórico de convulsões. Não utilizar em gestantes. Doses acima das recomendadas podem causar nefrite e distúrbios gastrintestinais. Não usar em pessoas alérgicas ou com hipersensibilidade ao alecrim.
Outros usos
Um estudo divulgado em 2020 abordou as aplicações do alecrim na culinária, indústria cosmética, aromaterapia e como aditivo na alimentação animal.
Aplicações na indústria alimentícia
O alecrim é uma erva aromática amplamente usada na maioria das cozinhas e em muitas misturas de especiarias. Seu extrato, em particular, é valorizado como aditivo alimentar.
Como ingrediente culinário e de bebidas
- Folhas de alecrim podem ser adicionadas a qualquer tipo de carne incluindo peixes, independentemente do método de cozimento. Constitui valioso acréscimo a leguminosas, couve-flor, batatas e manteiga de ervas.
- Molhos e panificação: combina muito bem com tomates, seja frescos ou em molhos à base de tomate,e pode ser usado com sucesso em panificação (pão, pãezinhos ou pizza).
- Marinadas e guarnições: pode ser um ingrediente de marinadas à base de vinagre e óleo. Tanto as folhas quanto as flores podem ser usadas em saladas, cristalizadas como guarnição de alimentos, ou misturadas com açúcar e creme e adicionadas a mousses de frutas.
- Bebidas: usado para infundir licores, vodkas amargas aromatizadas, vinho de ervas, hidromel e cerveja.
- Como aditivo alimentar e antioxidante: o extrato de alecrim foi aprovado pela Comissão Europeia para uso na indústria alimentícia como um antioxidante, aplicável em produtos com teor de gordura.
Aplicações na indústria cosmética
O alecrim, devido às suas propriedades e fragrância extraordinárias, tem vasta aplicação na indústria cosmética.
- Cuidados com a pele e cabelo: as propriedades antioxidantes do alecrim fazem com que ele seja incluído em cosméticos destinados a manter a pele jovem e saudável. As mesmas propriedades antioxidantes ajudam a prolongar a vida útil dos cosméticos. Alecrim é usado em produtos de cuidados diários para o cabelo, visando nutrir e adicionar brilho.
- É particularmente adequado para cabelos oleosos e com tendência à caspa. É recomendado para cabelos escuros, pois os compostos presentes no alecrim produzem um suave efeito de escurecimento. É eficaz contra a queda e o enfraquecimento do cabelo (prematuro ou relacionado à idade) devido ao seu efeito estimulante nos folículos capilares, aumentando a pressão vascular e a circulação no couro cabeludo.
Perfumes e aromaterapia
Óleos e extratos são usados em colônias, adicionando um agradável aroma de cânfora com toque de pinho.
Um dos cosméticos europeus mais antigos, a "Água da Hungria" (ou Água da Rainha da Hungria, também conhecida como "espírito de alecrim"), combinava alecrim e lavanda, foi bastante usada como tônico refrescante e para massagem corporal. Água da Hungria é considerada precursora das atuais águas de colônia.
Aplicações na aromaterapia são principalmente para tratamento de beleza e relaxamento. O óleo de alecrim é um dos produtos aromaterapêuticos mais populares, acreditando-se que possua propriedades revigorantes, refrescantes, estimulantes e aquecedoras, atuando como um tônico e impulsionando o sistema imunológico. É usado como óleo de massagem ou aditivo para banho por suas propriedades aquecedoras, sendo benéfico para relaxar músculos rígidos e fatigados.
Aplicações na agricultura e nutrição animal
O alecrim encontra aplicações na agricultura como aditivo para ração animal. Suas propriedades antimicrobianas e fitotóxicas abrem caminho para seu uso como biopesticida.
O alecrim foi investigado como aditivo alimentar, demonstrando melhorar a qualidade do leite de cabra, do leite e da banha/sebo de porcos e cordeiros.
- Cabras leiteiras: extrato em baixa dose (800 mg/d) em cabras leiteiras organicamente manejadas levou à redução do teor de gordura do leite, aumento da produção de leite, redução da contagem de células somáticas e aumento de ácidos graxos poli-insaturados no leite, além de encurtar o tempo de coagulação.
- Cordeiro: a carne de cordeiros cujas mães foram alimentadas com destilado de folhas de alecrim apresentou níveis mais baixos de oxidação lipídica, contagens bacterianas reduzidas e melhor estabilidade de cor durante o armazenamento. Polifenóis, como o ácido rosmarínico, carnosol e ácido carnósico, foram transferidos da dieta da ovelha para a carne do cordeiro.
- Suínos: a suplementação na dieta de porcos da raça Nero Siciliano com extrato de alecrim resultou no aumento dos ácidos graxos Ômega-6 e alguns Ômega-3 (ácido linoleico e ácido araquidônico) na banha, e na melhoria da proporção PUFA:SFA (ácidos graxos poli-insaturados: ácidos graxos saturados).
Uso como biopesticida e fungicida
O alecrim exibe fortes atividades antimicrobianas contra bactérias e fungos, sendo particularmente eficaz contra espécies patogênicas de plantas como os bolores Fusarium isolados de grãos de milho secos. O óleo essencial de alecrim foi investigado por seu efeito no Botrytis cinerea, o fungo responsável pela doença do mofo cinzento do tomate, inibindo o crescimento fúngico em mais de 50% sob vapor volátil.
- Ação herbicida: as propriedades fitotóxicas do alecrim foram observadas ao reduzir a germinação e o crescimento de ervas daninhas como Stachys arvensis e Lolium rigidum.
- Desenvolvimento de biopesticidas: a combinação das propriedades fitotóxicas e da atividade antifúngica do alecrim pode abrir uma oportunidade para o desenvolvimento de um biopesticida que combine os efeitos herbicida e fungicida.
Diante de tantas evidências, pode-se considerar o alecrim como uma verdadeira ferramenta multiuso na indústria moderna, como um tempero que realça o sabor e a longevidade dos alimentos, um agente de beleza que nutre a pele e o cabelo, um protetor agrícola que cuida da saúde dos animais e das plantas no campo.
Colaboração
- Sérgio Antonio Barraca (ESALQ/USP), julho de 1999.
- Martha Batista, Pedagoga e Terapêuta Naturalista (Florianópolis, SC).
Referências
- Encyclopedia Britannica (2025). Rosemary - Acesso em 8 de novembro de 2025
- The Royal Horticultural Society 2025 (RHS). Rosmarinus officinalis - Acesso em 8 de novembro de 2025
- Pomeranian Journal of Life Sciences (2020). Properties and use of rosemary - Acesso em 8 de novembro de 2025
- Acta Sci Pol Technol Aliment (2013). An in-depth review on the medicinal flora Rosmarinus officinalis - Acesso em 8 de novembro de 2025
- MDPI (Cosmetics 2020). Rosmarinus officinalis: An Ancient Plant with Uses in Personal Healthcare and Cosmetics - Acesso em 8 de novembro de 2025
- Weleda. Botanical Profile: Rosemary - Acesso em 8 de novembro de 2025
- Universidade de Évora (Museu Virtual da Biodiversidade). Rosmarinus officinalis - Alecrim, alecrim-da-terra, alecrinzeiro - Acesso em 8 de novembro de 2025
- Botanic Gardens of South Australia. Rosmarinus officinalis - Acesso em 8 de novembro de 2025
- Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira. ANVISA, 1ª ed., pg. 57, 2011.
- PANNIZA, S. Plantas que Curam - Cheiro de Mato. IBRASA, São Paulo, 4a ed., 1997.
- PINTO, J. E. B. P et all. Compêndio de Plantas Medicinais. Universidade Federal de Lavras (UFLA/FAEPE), 2007.
- Cultivo de Horta Medicinal - Acesso em 8 de novembro de 2025
- LUSH. Água da Rainha da Hungria - Acesso em 8 de novembro de 2025
- Image (no changes were made): Filo gèn', CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
- The World Flora Online Plant List - Acesso em 8 de novembro de 2025
GOOGLE IMAGES de Salvia rosmarinus - Acesso em 8 de novembro de 2025


