Nome em outros idiomas
- Inglês: cannonball tree, ayauma tree, sal tree
Origem, distribuição
Nativa da América tropical (do Sul e Central).
Descrição
C. guianensis é espécie arbórea, decídua e tropical, cresce em solos bem drenados até 35 m de altura. As folhas são simples, alternadas, de oblongas a obovadas, com cerca de 25 cm de comprimento por 10 cm de largura. As flores têm simetria zigomórfica (pode ser dividida unicamente em duas partes iguais), tem cores amarela, vermelho ou rosa e medem de 5 a 6 cm de diâmetro por 6 cm de largura.
O fruto é comestível, tem a forma de "bala de canhão", mede de 12 a 25 cm de diâmetro, contém de 200 a 300 sementes cada. Tem a concha dura e polpa de coloração azulada para verde.
É plantada como árvore ornamental em parques e rodovias. Suas flores têm um cheiro forte, especialmente na parte da manhã e à noite. Polinizada por morcegos e abelhas.
Uso popular e medicinal
Várias partes deste vegetal têm aplicação na medicina tradicional. O extrato da planta é usado para tratar dores de estômago e resfriados. O suco extraído das folhas é usado para tratar doenças da pele.
Na América do Sul, os xamãs (líderes espirituais de povos indígenas) usaram as partes da árvore para tratar a malária.
A polpa é usada para desinfetar feridas e curar a sarna de cães doentes.
As folhas jovens são usadas para aliviar a dor de dente. A casca serve para curar resfriados. Os extratos das partes da árvore são usados contra dor, hipertensão, tumores e inflamação.
Na Ayurveda (Sistema Indiano de Saúde), o suco da fruta é usado como expectorante para bronquite e tosse crônica. A árvore é considerada sagrada pelos hindus.
Consideradas símbolo de riqueza na Ásia, as flores podem adicionar aromas em perfumes e cosméticos.
Extratos da árvore possuem propriedades antibacterianas eficazes contra E. coli, Staphyloccous e Bacillus. Extratos dos frutos possuem atividade antimicrobiana.
Referências
- Health Benefits: Cannonball tree - Acesso em 9 de julho de 2017
- Imagem: © Sigrist SR 2017. Local: Parque da USP/ESALQ (Piracicaba).
- The Plant List: Couroupita guianensis - Acesso em 9 de julho de 2017
GOOGLE IMAGES de Couroupita guianensis - Acesso em 9 de julho de 2017