Doando mudas de Ora-pro-nobis

Recebi o email de Clarissa e fiquei muito feliz em saber que ela gostaria de ter uma planta de ora -pro-nobis em sua casa. Mas em conversa com ela não era nada disso. Clarissa achou meu nome e endereço em forum de plantas e me escreveu para a ajudasse com as mudas.

Clarissa me contou que moradores de rua que residem perto de sua casa comem algumas frutas de um terreno baldio proximo, ela pensou que podia plantar outras plantas para servir de alimentos a estes moradores. Bem estamos agora na fase de fazer as mudas e achar local para deixar as mudas crescerem. Eu fornecerei as mudas e depois daremos umas dicas de como usar a planta.

Solicito aqui aos nosso amigos e colaboradores dicas e sugestões de como usar as folhas in natura, tbm de outras plantas que poderemos usar neste emprendimento.

Eu sempre uso as folhas em ensopados bolinhos e tortas assadas na verdade nunca usei sem ir ao fogo.

Agora preciso de voces. deixem aqui suas sugestoes.

 

Pão Verde com Ora-Pro-Nóbis Ingredientes:

50 g de fermento para pão

1/2 copo de água morna

1/2 copo de água fria

2 colheres (sopa) de margarina

2 ovos inteiros

1 colher (sopa) rasa de açúcar

1 colher (sobremesa) de sal

500 g de farinha de trigo (pode ir um pouco mais ou menos, dependendo do ponto da massa)

100 g de folhas de ora-pro-nóbis

 

Preparo:

Dissolva o fermento juntamente com açúcar na água morna.

Misture em seguida os ovos, a margarina e o sal.

Reserve.

Coloque as folhas de ora-pro-nóbis no liquidificador e bater com a água fria.

Junte aos ingredientes reservados, adicionando a farinha até que a massa comece a soltar das mãos.

Sove bem e deixe descansar até que dobre de volume.

Divida a massa em dois pães e colocar novamente para crescer.

Leve para assar em forno já aquecido.

Gente estou pertinho de Muriaé MG,alguem sabe onde consigo mudas mais perto possivel?

imagem de Martha B. de Lima

Festa do Ora-pro-nobis:                                                                                                                           Ela é uma folha lisa, cheia de espinhos em seus galhos, mas é uma delícia! A festa do ora-pro-nóbis foi criada há 15 anos, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na cidade, a planta é um tesouro que brota da terra.O Festival do Ora-Pro-Nóbis de Sabará é em maio, em diversos pontos da cidade.                        Criado em 1997, o Festival do Ora-Pro-Nobis reúne milhares de turistas em Sabará, principalmente no bairro Pompéu, onde nasceu e mantém sua raiz.

Com atrações culturais diversas, durante dois fins de semana, Sabará promove um dos mais importantes eventos gastronômicos de Minas Gerais. Oficinas técnicas são ministradas para melhorar a produção da planta e o atendimento ao público, além de oficinas em que seus participantes poderão acompanhar a confecção e degustar saborosas receitas que empregam o Ora-pro-nobis como ingrediente. Participar do Festival do Ora-Pro-Nobis é conhecer o que há de diferente na cozinha. É passar pela cozinha do fogão à lenha até chegar à gastronomia elitizada. A ampliação do calendário do Festival do Ora-Pro-Nobis, que acontecerá de 14 a 22 de maio, tem como objetivo facilitar a visita dos turistas ao pequeno e aconchegante bairro Pompéu, fazendo com que todos possam usufruir dos serviços oferecidos com mais rapidez e eficiência.

http://www.visiteminasgerais.com.br/eventos-e-turismo-minas-gerais/noticia.asp?id=177

espero que ajude..rs

Estou em Hortolândia_SP alguém sabe se posso Encontrar mudas aqui,?? Perto de campinas..obrigado

A planta ora- pro- nobis pode ser consumida inclusive in natura, diretamente do pé ou em saladas, nos sucos, ingrediente de todos pratos da nossa cozinha, mas pode ser seca moída e acrescentada em colheradas na alimentação do dia a dia. Eu uso e gosto muito.

Gostaria de iniciar plantio de ora pro nobis no meu sítio com fins filantrópicos. Onde consigo mudas com preço acessível?