Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://ppmac.org)

Início > Manga, mangueira

Manga, mangueira [1]

Enviado por Sergio Sigrist em qui, 12/03/2015 - 5:32pm
Nome científico: 
Mangifera indica L.
Família: 
Anacardiaceae
Sinonímia científica: 
Mangifera austroyunnanensis Hu
Partes usadas: 
Fruto maduro e verde, casca do fruto, folha, flor seca, caule, caroço do fruto.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Mangiferol, mangiferina, monoterpenos, ésteres etílicos, etanol, metacrilato de etila, limonen-4-ol, p-cimen-8-ol, eucarvona, γ-elemeno, α-amorfeno.
Propriedade terapêutica: 
Vermífuga, antibiótica, antidismenorreica, antiescorbútica, adstringente, diaforética, diurética, laxante.
Indicação terapêutica: 
Diarreia, disenteria crônica, catarro da bexiga, uretrite, reumatismo, difteria, hemorragia, sangramento de hemorroidas, febre, dores no peito, diabetes, hipertensão.
tags: 
Diarreia [2]
Catarro [3]
Problema na bexiga [4]
Diabetes [5]
Queixa peitoral [6]
Disenteria [7]
Difteria - crupe - angina maligna [8]
Hemorragia [9]
Hemorroidas [10]
Febre [11]
Hipertensão - hipotensão [12]

Nome em outros idiomas

  • Inglês: mango
  • Francês: mangue, manguier
  • Alemão: mango

Origem, distribuição
A manga é nativa do Sul e Sudeste da Ásia, de onde foi distribuída para todo o mundo. É uma das frutas mais cultivadas nos trópicos. A Índia é o centro de diversidade do gênero Mangifera. Foi introduzida no Brasil durante a colonização com variedades do tronco filipínico e posteriormente com variedades procedentes da Flórida (EUA), de origem indiana.

Descrição [3]
Mangueiras geralmente formam dossel de árvores em florestas tropicais de terras baixas, atingindo altura de 30 a 40 m. Dossel é a sobreposição de galhos e folhas das árvores muito acima do chão (é o conjunto das copas das árvores acima de 25 m de altura).

O fruto da manga é uma drupa, simples monocárpico, indeiscente.

Existem atualmente diversos cultivares de manga. A mais tradicional é a Tommy Atkins, da Flórida (EUA), cultivada no Vale do São Francisco (Brasil). É monoembriônica, vigorosa e precoce. Os frutos pesam aproximadamente 500 g, coloração alaranjada, amarelada, avermelhada ou púrpura, polpa consistente, firme e suculenta, casca aderente, médio teor de fibras e 17o Brix. Nota: a escala Brix é utilizada para medir a quantidade aproximada de açúcares em sucos de fruta.

Uso popular e medicinal [1]
Na alimentação humana o consumo fresco é o mais comum, mas também é muito apreciado em geleias, conservas, tortas, chutney (molho agridoce picante ou suave), sorvetes e amchoor (ou aamchur, o pó de manga, tempero feito de mangas verdes secas).

Chutney de manga é um dos principais símbolos da culinária indiana.

O fruto é uma boa fonte de vitaminas A e C. 

As folhas de Mangifera indica são importantes como fonte de compostos fenólicos especialmente mangiferina, que apresentam propriedades antidiabética, hipolipemiante, antioxidante e anti-inflamatória [6].

As flores secas de manga contém 15% de taninos, servem como adstringente em casos de diarreia, disenteria crônica, catarro da bexiga e uretrite crônica resultante de gonorréia. A casca já foi usada contra reumatismo e difteria.

A decocção do caroço do fruto e pó serve como vermífugos e adstringente em tratamento da diarreia, hemorragias e sangramento de hemorroidas. Decocção da folha é tomada como um remédio para febre, dores no peito, diarreia, diabetes e hipertensão.

Os extratos de cascas, folhas, caules e frutos verdes foram usados como antibióticos para muitos males. 

Quando as mangueiras estão em flor, as pessoas sentem coceiras ao redor dos olhos, inchaço facial e dificuldade respiratória, mesmo que não haja pólen no ar. A substância irritante é provavelmente o óleo essencial vaporizado das flores que contém o álcool de sesquiterpeno mangiferol e a cetona mangiferina. Os galhos e folhas, utilizados para limpar os dentes, são tidos como benéficos para as gengivas, enquanto a casca é útil para o dente.

A casca estomáquica adstringente é usada para hemorragias internas, bronquite e catarro. 

A goma resinosa do tronco é aplicada a fissuras na pele dos pés e sobre a sarna, micose (e outros fungos), sífilis e indução da transpiração. Acredita-se que a fumaça da queima das folhas cura problemas de garganta (asma, soluços, etc.).

Frutos verdes são considerados anticoleréticos (cozido, misturado com açúcar e tomado internamente ou esfregado sobre todo o corpo), antidismenorreico, antiescorbútico, adstringente e diaforético.

Frutos verdes torrados são dissolvidos em água com açúcar e tomado internamente para evitar insolação. Os frutos maduros são considerados diurético, laxante e unguento. Uma papa feita das sementes é tomada internamente para sangramento.

Extratos de frutos verdes, casca, talos e folhas mostraram atividade antibiótica. Em algumas das ilhas do Caribe, a decocção da folha é tomada como um remédio para diarréia, febre, queixas no peito, diabetes, hipertensão e outros males.

A decocção de manga junto com outras folhas serve para após o parto.

Composição química volátil
Segundo um trabalho científico que analisou a composição volátil da manga Tommy Atkins, o aroma desenvolvido pelos frutos ao longo do amadurecimento é constituído basicamente por monoterpenos. A presença de ésteres etílicos e etanol é associada à maturação. Os autores destacaram que alguns terpenos parecem ser biossintetizados em determinados estádios de maturação. Eles relatam pela primeira vez que metacrilato de etila, limonen-4-ol, p-cimen-8-ol, eucarvona, γ-elemeno, α-amorfeno são os componentes do aroma deste cultivar [5].

Outros usos
Folhas de mangueira são usadas ocasionalmente para alimentar o gado. Os frutos são apreciados por bovinos e suínos.

Devido ao alto teor de ácido esteárico, a gordura da semente serve para fazer sabão e o resíduo da semente, após a extração da gordura, é aproveitado na alimentação de gado e enriquecimento de solo.

A casca possui 16% a 20% de taninos e tem sido empregada em curtimento. Produz um corante amarelo, se misturada com açafrão e limão produz um corante cor-de-rosa brilhante. 

A madeira, seca em estufa e tratada, é usada para fazer molduras de janelas, vigas, contraplacados (madeira compensada), saltos de sapatos, caixas, barcos e canoas.

Composição de alimentos por 100 gramas de parte comestível [4]

Manga "Tommy Atkins" crua
Principais Minerais Vitaminas
Umidade % 85,8 Cálcio mg 8 Retinol µg NA
Energia 51 kcal; 212 kJ Magnésio mg 7 RE µg 118
Proteína g 0,9 Manganês mg 0,34 RAE µg 59 
Lipídeos g 0,2 Fósforo mg 14 Tiamina mg Tr
Colesterol mg NA Ferro mg 0,1 Riboflavina mg 0,04
Carboidrato g 12,8 Sódio mg Tr Piridoxina mg 0,03
Fibra alimentar g 2,1 Potássio mg 138 Niacina mg Tr
Cinzas g 0,3 Cobre mg 0,06 Vitamina C mg 7,9
    Zinco mg 0,1    

 Referências

  1. Plant Resources of Tropical Africa (PROTA4U): Mangifera indica L. [13] - Acesso em 8/3/2015
  2. Purdue University: Mango [14] - Acesso em 8/3/2015
  3. EMBRAPA: Cultivo da mangueira [15] - Acesso em 8/3/2015
  4. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 4a ed. 2011.
  5. Sociedade Brasileira de Química (Química Nova): Composição química volátil de manga "Tommy Atkins" [16] - Acesso em 8/3/2015
  6. Bioscience Journal (Biosci. J.): Uso do extrato de folhas de Mangifera indica L. e da mangiferina na lesão aterosclerótica em camundongos apoE [17]-/- - Acesso em 8/3/2015
  7. Image (Tommy Atkins): Forest & Kim Starr [18] - Acesso em 8/3/2015
  8. The Plant List [19] - Acesso em 8/3/2015

GOOGLE IMAGES de Mangifera indica [20] - Acesso em 8/3/2015

 

 

[21]
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://ppmac.org/content/manga-mangueira

Links
[1] https://ppmac.org/content/manga-mangueira [2] https://ppmac.org/tags/diarreia [3] https://ppmac.org/tags/catarro [4] https://ppmac.org/tags/problema-na-bexiga [5] https://ppmac.org/tags/diabetes [6] https://ppmac.org/tags/queixa-peitoral [7] https://ppmac.org/tags/disenteria [8] https://ppmac.org/tags/difteria-crupe-angina-maligna [9] https://ppmac.org/tags/hemorragia [10] https://ppmac.org/tags/hemorroidas [11] https://ppmac.org/tags/febre [12] https://ppmac.org/tags/hipertensao [13] http://www.prota4u.org/protav8.asp?g=psk&p=Mangifera+indica+L. [14] https://www.hort.purdue.edu/newcrop/morton/mango_ars.html [15] http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Manga/CultivodaMangueira_2ed/cultivares.htm [16] http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422009000900027&script=sci_arttext [17] http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/viewFile/22967/15624 [18] http://www.starrenvironmental.com/images/image/?q=060416-7656&o=plants [19] http://www.theplantlist.org/tpl1.1/record/kew-2362842 [20] https://www.google.co.uk/search?q=%22Mangifera+indica%22&tbm=isch&gws_rd=ssl [21] https://ppmac.org/sites/default/files/manga.jpg