Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Published on Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares (https://ppmac.org)

Início > Limeira, lima-ácida

Limeira, lima-ácida [1]

Enviado por Sergio Sigrist em seg, 19/01/2015 - 3:06pm
Nome científico: 
Citrus aurantiifolia (Christm.) Swingle
Família: 
Rutaceae
Sinonímia popular: 
Limão, limão-galego.
Sinonímia científica: 
Citrus aurantiifolia subsp. murgetana García Lidón, D. Rivera, S. Ríos & Obón
Partes usadas: 
Casca (pericarpo), fruto, suco, óleo essencial, folhas.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Óleo essencial contém furocumarinas (bergapteno, oxipeucedanina). A casca contém 7% de óleo essencial (citral, fenchone, terpineol, bisaboleno, limoneno e outros terpenoides).
Propriedade terapêutica: 
Expectorante, antibacteriano.
Indicação terapêutica: 
Aliviar o catarro provocado por gripes e resfriados, escorbuto, cólera.
tags: 
Catarro [2]
Cólera [3]
Escorbuto [4]

Nome em outros idiomas

  • Inglês: mexican lime, key lime, west Indian lime
  • Francês: limette acide, lime mexicaine
  • Alemão: limette, saure limette, limettenzitrone
  • Italiano: limetta mexicana
  • Espanhol: lima ácida, limón agrio, limón criollo

Origem, distribuição
Região indomalaia, composta pelo subcontinente indiano, sul da China, Indochina, Filipinas e a metade Ocidental da Indonésia. A planta é cultivada e naturalizada nos trópicos e em áreas subtropicais quentes. Áreas importantes de produção são o México, Flórida (EUA), Brasil, Índias Ocidentais e Egito.

Descrição
Arbusto de 3 a 5 m de altura, coberto durante todo o ano com pequenas flores brancas e vermelhas. O fruto (lima ou limão) é esférico, tem de 2,5 a 5 cm de diâmetro, é muito ácido (7,7% de ácido cítrico). A polpa é suculenta e aromática.

Uso popular e medicinal
A principal utilização é como alimento, bebidas refrescantes, sobremesas e tempero de carnes, legumes, saladas, molhos e guisados. As variedades selvagens são superiores em sabor que as variedades melhoradas porque tem mais conteúdo ácido. O pericarpo (casca) contém 7% de óleo essencial, sendo os principais constituintes: citral, fenchone e terpineol (monoterpenos), bisaboleno (sesquiterpeno), limoneno (terpeno) e outros terpenoides [2].

Recomenda-se um chá preparado do suco, casca e folhas como expectorante para aliviar o catarro provocado por gripes e resfriados. As frutas frescas e suco engarrafado são excelente fonte de vitamina C. Já foi citado que previne o escorbuto [2].

Uma série de estudos controlados indicaram que esta espécie pode ter efeito antibacteriano pois mata rapidamente o Vibrio cholerae ("vibrão colérico", o agente causador da cólera). Apresenta efeitos antiproliferativos: estudos in vitro mostraram que a proliferação de fitohemaglutinina (PHA) de células mononucleares ativadas foram significativamente inibidas por 250 e 500 mcg / ml de extrato de sumo de limão concentrado enquanto que apenas 500 mcg / ml do extrato poderia inibir a proliferação da bactéria Staphylococcus (estafilococo)  (p <0,05) [1].

O suco do limão dissipa a irritação e inchaço provocados por picadas de mosquito. Na Malásia, o suco é tomado como um tônico e para aliviar dores de estômago. Misturado com óleo, é dado como um vermífugo. A fruta em conserva, junto com outras substâncias, é aplicada como cataplasma sobre a cabeça para dissipar neuralgia (ou nevralgia). Na Índia, a fruta em conserva é consumida para aliviar a indigestão. O suco é considerado antisséptico, tônico, antiescorbútico, adstringente, diurético, estimulante, digestivo, remédio para hemorroidas, hemorragia intestinal, palpitações do coração, dor de cabeça, tosse convulsa, reumatismo, artrite, queda de cabelo, mau hálito. É um desinfetante para vários tipos de úlceras quando aplicado como cataplasma [3].

As folhas são aplicadas em cataplasma sobre doenças de pele e no abdômen de mulheres jovens após o parto. As folhas ou uma infusão das folhas trituradas podem ser aplicadas para aliviar a dor de cabeça. A decocção da folha é usada como colírio e para banhar pacientes com febre. Servem também para lavar a boca e gargarejo em casos de dor de garganta e aftas [3].

Confira mais informações sobre as propriedades do limão nas referências [5].

Valor nutricional - 100 g de porção comestível [3]

Principais Minerais Vitaminas
Água 88,7 - 93,5 g Cálcio 4,5 - 33,3 mg Vitamina A 0,003 - 0,040 mg
Proteina 0,070 - 0,112 g Fósforo 9,3 - 21,0 mg Tiamina (B1) 0,019 - 0,068 mg
Gordura 0,04 - 0,17 g Ferro 19 -33 mg Riboflavina (B2) 0,011 - 0,02 3 mg
Fibra 0,1 - 0,5 g   Niacina (B3) 0,14 - 0,25 mg
Cinza 0,25 - 0,40 g   Ácido ascórbico (C) 30,0 - 48,7 mg

Cuidado
O óleo do limão contém furocumarinas tais como bergapteno e oxipeucedanina que podem causar fitofotodermatose (a "queimadura do limão" na pele) em indivíduos sensíveis.

Outros usos
A madeira é dura e pesada, em geral é usada como fonte de energia (combustível). É uma boa planta para atrair abelhas e produção de mel. Com as podas corretas, pode servir como cerca viva. 
Já foi usada no processo de tingimento de couro, na fabricação de loção hidratante para a pele. É utilizado na indústria de perfumes.

 Colaboração

  • Tarsila Sangiorgi Rosenfeld, Comunicóloga (São Paulo, SP). 2015.

 Referências

  1. Sigmaalddrich: Lime [5] (Citrus aurantiifolia) - Acesso em 18/1/2015
  2. USDA - United States Department of Agriculture: Citrus aurantiifolia [6] (Christm.) Swingle - Acesso em 18/1/2015
  3. Purdue University: Citrus aurantiifolia Swingle [7] - Acesso em 18/1/2015
  4. Flora Italiana: Citrus aurantiifolia [8] (Christm.) Swingle - Acesso em 18/1/2015
  5. Limão em outros websites [9] - Acesso em 18/1/2015 
  6. Imagem: Citrus Page [10] - Acesso em 18/1/2015
  7. The Plant List: Citrus aurantiifolia [11] - Acesso em 18/1/2015

GOOGLE IMAGES Citrus aurantiifolia [12] - Acesso em 18/1/2015

 

[13]
Home Comunidade  
Sobre PPMAC  Repositório  
Histórico Notícias  
Colaboradores Dicas de Saúde  
Nossas Plantas Sugestão de Assinantes  
Blog Fornecedores de muda, semente, óleo essencial  
Newsletter Cursos de Fitoterapia  
Entre em contato     
Login    

Source URL:https://ppmac.org/content/limeira

Links
[1] https://ppmac.org/content/limeira [2] https://ppmac.org/tags/catarro [3] https://ppmac.org/tags/c%C3%B3lera [4] https://ppmac.org/tags/escorbuto [5] http://www.sigmaaldrich.com/life-science/nutrition-research/learning-center/plant-profiler/citrus-aurantiifolia.html [6] http://www.fs.fed.us/global/iitf/pdf/shrubs/Citrus%20aurantiifolia.pdf [7] https://www.hort.purdue.edu/newcrop/morton/mexican_lime.html [8] http://luirig.altervista.org/biology/main.php?taxon=Citrus+aurantiifolia [9] https://ppmac.org/sites/default/files/lima_persia.pdf [10] http://citruspages.free.fr/limes.html#persian [11] http://www.theplantlist.org/tpl1.1/record/tro-50119437 [12] https://www.google.co.uk/search?q=%22Citrus+aurantiifolia%22&amp;gws_rd=ssl&amp;tbm=isch [13] https://ppmac.org/sites/default/files/lima_acida.jpg