Árvore que dança

Um arbusto desperta interesse de botânicos e pesquisadores. Não pelos hábitos de floração, "comportamento" ou mesmo ciclo de vida.

O que mais intriga é que ela se move quando estimulada pelo som. Tocar a planta não causará o movimento, como se faz com a Mimosa pudica (a "sensitiva"). Alterar a quantidade de luz também não afetará o movimento elíptico dos folhetos. Porém quando exposta ao som, particularmente ondas sonoras de alta frequência, folhetos e folhas da planta se movem de maneira rápida o suficiente para ser observada pelo olho humano.

Bater palmas perto dela também faz suas folhas gingarem. É uma das poucas plantas capazes de executar movimentos rápidos. Por isso ficou conhecida como "árvore que dança" (em inglês "dancing plant" ou "telegraph plant").

Nativa da Ásia, tem mais uma peculiaridade. Se for cultivada por um longo período, por exemplo 6 meses, em silêncio e após esse período alguém fizer barulho, ela não se mexe, porém se treiná-la todos os dias com música e barulho, ela volta a dançar, o que significa dizer que ela tem algum tipo de memória.

 

 Referências

  1. A Fascinating Green World: Codariocalyx motorius - Acesso em 25 de março de 2018
  2. Portal do Estado de São Paulo: Álbum de biólogo francês descreve plantas inacreditáveis - Acesso em 25 de março de 2018
  3. The Plant List: Codariocalyx motorius - Acesso em 25 de março de 2018
GOOGLE IMAGES de Codariocalyx motorius - Acesso em 25 de março de 2018