Nome em outros idiomas
- Inglês: vetiver grass
- Italiano: pianta del vetiver
Origem, distribuição
Originária da Ásia (Índia, Paquistão, Sri Lanka, Tailândia, Indochina, Myanmar). Nas regiões norte e oeste da Índia é popularmente conhecida como "khus".
Descrição
Erva perene de 1,50 a 2,20 m de altura, cespitosa, colmos fortes, achatados, verde-claro-brilhantes com perfilhação abundante. Raízes numerosas, pardo-escuras e aromáticas. As folhas são estreitas, longas e rijas, com as extremidades dobradas. Flores em panícula terminal de coloração castanho-arroxeada de 20 a 30 cm de comprimento.
Propaga-se por estacas ou divisão de touceiras. O plantio ocorre de outubro a dezembro. No Brasil floresce todo o ano.
Vetiver compartilha características morfológicas com outras gramíneas aromáticas como capim-limão ou capim-cidró (Cymbopogon citratus), citronela (Cymbopogon nardus) e palmarosa (Cymbopogon martinii).
Uso popular e medicinal
A planta é mais utilizada para extração de óleos essenciais. São amplamente cultivadas nas regiões tropicais para a produção de perfume e biomassa. Devido às características do vegetal, desde meados de 1980 na Índia tem sido empregadas técnicas de bioengenharia para estabilização de encostas íngremes, eliminação de águas residuais e fitorremediação (uso de plantas para minimizar poluentes do meio ambiente) [9].
A presença de antibióticos veterinários e humanos no solo e na superfície da água é uma preocupação ambiental emergente. Um estudo avaliou o potencial do uso de capim vetiver como um agente de fitorremediação na remoção de tetraciclina (TC) a partir de meio aquoso. Plantas de vetiver foram cultivadas por 60 dias em casa de vegetação com sistema hidropônico contaminado por TC. O trabalho concluiu que a remoção completa de tetraciclina ocorreu em 40 dias em todos os tratamentos de CT e confirmou a absorção e translocação da raiz-parte aérea [8].
O óleo é utilizado em cosméticos, aromaterapia, sabonetes, cremes e demais produtos de cuidados da pele. Tem propriedades antissépticas. Indicado no tratamento de acne e feridas.
Segundo estudos científicos, o óleo essencial de vetiver apresenta comprovada ação bactericida, fungicida, inseticida e anti-inflamatória.
Outros usos
Vetiver apresenta qualidades favoráveis para a alimentação animal.
Devido às suas fibras, a planta serve para artesanato e confecção de cordas.
Colaboração
- Rosa Lúcia Dutra Ramos - Bióloga, FEPAGRO, Porto Alegre (RS). Agosto, 2005
Referências
- CASTRO, L. O.; CHEMALE, V. M. 1995. Plantas medicinais condimentares e aromáticas: descrição e cultivo. Guaíba: Agropecuária.196p.
- CORREA, C. J. et al. 1991. Cultivo de plantas medicinais, condimentares e aromáticas. Curitiba, EMATER. 162p.
- FURLAN, Marcos Roberto. 1999. Cultivo de plantas medicinais. Coleção Agroindústria, v. 13, 2ed., ver. aum. Cuiabá: SEBRAE/MT,146p.
- KLEBER, J. et. al. 1991. Guia Rural: Ervas e temperos. Janeiro. P.56-61.
- MARTINS, E. R. et al. 1994. Plantas medicinais. Viçosa, Impr. Univ., 220p.
- SIMÕES, C. O. S. et al. 1998. Plantas da medicina popular no Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Ed. Universidade, 173p.
- SMITH, L. B. et. al. 1982. Flora Ilustrada Catarinense: Gramíneas. Itajaí - Santa Catarina
- PUBMED (2013): Phytoremediation potential of vetiver grass for tetracycline - Acesso em 2 de dezembro de 2014
- The Vetiver System: Vetiver Grass - The Plant - Acesso em 2 de dezembro de 2014
- Universidade Federal de Sergipe: Óleos essenciais de plantas medicinais e aromáticas no manejo de carrapatos (Acari: ixodidae) - Acesso em 2 de dezembro de 2014
- Imagem: Nature Love You - Acesso em 2 de dezembro de 2014
- The Plant List: Chrysopogon zizanioides - Acesso em 2 de dezembro de 2014
GOOGLE IMAGES de Chrysopogon zizanioides - Acesso em 2 de dezembro de 2014