Vetiver

Nome científico: 
Chrysopogon zizanioides (L.) Roberty
Família: 
Poaceae
Sinonímia científica: 
Vetiveria zizanioides (L.) Nash
Partes usadas: 
Óleo extraído das raízes.
Propriedade terapêutica: 
Antisséptica, bactericida, fungicida, inseticida, anti-inflamatória.
Indicação terapêutica: 
Acne e feridas. O óleo é utilizado em cosméticos, aromaterapia, sabonetes, cremes e demais produtos de cuidados da pele.

 


Nome em outros idiomas

  • Inglês: vetiver grass
  • Italiano: pianta del vetiver

Origem, distribuição
Originária da Ásia (Índia, Paquistão, Sri Lanka, Tailândia, Indochina, Myanmar). Nas regiões norte e oeste da  Índia é popularmente conhecida como "khus".

Descrição
Erva perene de 1,50 a 2,20 m de altura, cespitosa, colmos fortes, achatados, verde-claro-brilhantes com perfilhação abundante. Raízes numerosas, pardo-escuras e aromáticas. As folhas são estreitas, longas e rijas, com as extremidades dobradas. Flores em panícula terminal de coloração castanho-arroxeada de 20 a 30 cm de comprimento.

Propaga-se por estacas ou divisão de touceiras. O plantio ocorre de outubro a dezembro. No Brasil floresce todo o ano. 

Vetiver compartilha características morfológicas com outras gramíneas aromáticas como capim-limão ou capim-cidró (Cymbopogon citratus), citronela (Cymbopogon nardus) e palmarosa (Cymbopogon martinii).

Uso popular e medicinal
A planta é mais utilizada para extração de óleos essenciais. São amplamente cultivadas nas regiões tropicais para a produção de perfume e biomassa. Devido às características do vegetal, desde meados de 1980 na Índia tem sido empregadas técnicas de bioengenharia para estabilização de encostas íngremes, eliminação de águas residuais e fitorremediação (uso de plantas para minimizar poluentes do meio ambiente) [9].

A presença de antibióticos veterinários e humanos no solo e na superfície da água é uma preocupação ambiental emergente. Um estudo avaliou o potencial do uso de capim vetiver como um agente de fitorremediação na remoção de tetraciclina (TC) a partir de meio aquoso. Plantas de vetiver foram cultivadas por 60 dias em casa de vegetação com sistema hidropônico contaminado por TC. O trabalho concluiu que a remoção completa de tetraciclina ocorreu em 40 dias em todos os tratamentos de CT e confirmou a absorção e translocação da raiz-parte aérea [8].

O óleo é utilizado em cosméticos, aromaterapia, sabonetes, cremes e demais produtos de cuidados da pele. Tem propriedades antissépticas. Indicado no tratamento de acne e feridas.

Segundo estudos científicos, o óleo essencial de vetiver apresenta comprovada ação bactericida, fungicida, inseticida e anti-inflamatória.

Outros usos

Vetiver apresenta qualidades favoráveis para a alimentação animal.

Devido às suas fibras, a planta serve para artesanato e confecção de cordas. 

 Colaboração

  • Rosa Lúcia Dutra Ramos - Bióloga, FEPAGRO, Porto Alegre (RS). Agosto, 2005

 Referências

  1. CASTRO, L. O.; CHEMALE, V. M. 1995. Plantas medicinais condimentares e aromáticas: descrição e cultivo. Guaíba: Agropecuária.196p.
  2. CORREA, C. J. et al. 1991. Cultivo de plantas medicinais, condimentares e aromáticas. Curitiba, EMATER. 162p.
  3. FURLAN, Marcos Roberto. 1999. Cultivo de plantas medicinais. Coleção Agroindústria, v. 13, 2ed., ver. aum. Cuiabá: SEBRAE/MT,146p.
  4. KLEBER, J. et. al. 1991. Guia Rural: Ervas e temperos. Janeiro. P.56-61.
  5. MARTINS, E. R. et al. 1994. Plantas medicinais. Viçosa, Impr. Univ., 220p.
  6. SIMÕES, C. O. S. et al. 1998. Plantas da medicina popular no Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Ed. Universidade, 173p.
  7. SMITH, L. B. et. al. 1982. Flora Ilustrada Catarinense: Gramíneas. Itajaí - Santa Catarina
  8. PUBMED (2013): Phytoremediation potential of vetiver grass for tetracycline Acesso em 2 de dezembro de 2014
  9. The Vetiver System: Vetiver Grass - The Plant Acesso em 2 de dezembro de 2014
  10. Universidade Federal de Sergipe: Óleos essenciais de plantas medicinais e aromáticas no manejo de carrapatos (Acari: ixodidae) - Acesso em 2 de dezembro de 2014
  11. Imagem: Nature Love You - Acesso em 2 de dezembro de 2014
  12. The Plant List: Chrysopogon zizanioides Acesso em 2 de dezembro de 2014

GOOGLE IMAGES de Chrysopogon zizanioides Acesso em 2 de dezembro de 2014