Muricato

Nome científico: 
Solanum muricatum Aiton
Família: 
Solanaceae
Sinonímia científica: 
Solanum guatemalense Hort., Bitter
Partes usadas: 
Fruto
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Vitamina C, potássio.
Propriedade terapêutica: 
Antioxidante

Nome em outros idiomas

  • Inglês: sweet cucumber, pepino dulce

Origem, distribuição

Presume-se que seja nativo das regiões andinas da Colômbia, Peru e Chile. Não são conchecidos os detalhes de sua domesticação. Atualmente é cultivado nas montanhas da América Latina, Nova Zelândia, África Oriental, Ásia Oriental, Austrália, Ilhas Canárias e região Mediterrânea.

Descrição

Rústica e resistente, essa hortaliça perene é cultivada por produzir frutos comestíveis, suculentos e de aspecto atrativo (similar ao melão e manga). O fruto tem sabor adocicado devido ao teor de açúcares solúveis que pode chegar a 12%, refrescante, levemente ácido, não climatérico (não amadurece depois de colhido). 

O formato dos frutos pode variar de redondo a alongado, com peso entre 100 a 500 g. A cor da casca varia do verde claro ao amarela com listras púrpuras marcantes e a polpa amarela-clara tem aroma característico. 

Planta de meia-sombra, tem efeito paisagístico quando cultivada em vasos de chão ou de parede. De crescimento semiereto inicialmente, passando a prostrado, o arbusto é pequeno ou médio, com folhas de formas variadas e flores em tons de azul, violeta ou branco marcado com roxo.

Na Espanha os frutos são consumidos fatiados em saladas. 

No Brasil essa hortaliça é ainda desconhecida pelo público mais amplo, tendo inserção apenas em alguns mercados nas regiões Sul e Sudeste.

Uso popular e medicinal

O muricato é fonte de vitamina C, potássio e compostos fenólicos com propriedades antioxidantes, de grande relevância do ponto de vista nutricional. 

Planta de interesse da Embrapa Hortaliças, que a estuda no projeto “Avaliação agronômica, caracterização nutricional e estudo da vida útil de hortaliças não convencionais”, cujo objetivo é fomentar a produção, o consumo e a comercialização de plantas alimentícias não convencionas (ou tradicionais). 

Costuma-se consumir o fruto in natura ou suco. Após processado o suco apresenta coloração escura similar ao suco de tamarindo, devido a presença de compostos antioxidantes que são benéficos para a saúde, não apresentando nenhum problema em consumi-lo. 

Receita simples: junte 5 frutos médios, 1 limão, açúcar (?) e gelo a gosto. Lave os frutos, corte-os pela metade, retire a casca e sementes. Bata tudo no liquidificador e sirva.

 Referências

  1. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Hortaliças, 2017): Muricato é estudado em projeto sobre plantas alimentícias não convencionais - Acesso em 27 de setembro de 2020
  2. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Hortaliças, 2017): Avaliação da produção de muricato sob espaçamentos e formas de condução de plantas em sistema agroecológico nas condições do Cerrado - Acesso em 27 de setembro de 2020
  3. Globo Rural (2017): Como plantar muricato - Acesso em 27 de setembro de 2020
  4. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Hortaliças): Muricato - Acesso em 27 de setembro de 2020
  5. Francke, Anna (Journal of Elementology, 2010). The effect of magnesium fertilization on the macronutrient content of pepino dulce fruit - Acesso em 27 de setembro de 2020

  6. Imagem: EMBRAPA Hortaliças (Autores: Neide Botrel, Nuno Rodrigo Madeira, Paula Fernandes Rodrigues, Beatriz Ferreira da Cruz)
  7. The Plant List: Solanum muricatum - Acesso em 27 de setembro de 2020

GOOGLE IMAGES de Solanum muricatum - Acesso em 27 de setembro de 2020