
Nome em outros idiomas
- Inglês: clove, cloves, clovetree
- Alemão: gewürznelkenbaum
- Espanhol: árbol del clavo, clavero giroflé, clavo de olor
- Francês: giroflier
Origem, distribuição
Alguns autores descrevem o cravo-da-Índia como originário das Filipinas e leste da África e outros o descrevem como originário da Índia, sendo também encontrado na Indonésia, Zanzibar e Sri Lanka (antigo Ceilão). É cultivado em vários países tropicais inclusive no Brasil (sul da Bahia).
Descrição
Árvore perenifólia, copa alongada de até 8m de altura. Folhas inteiras, oblongas, longo-pecioladas, aromáticas, de 7 a 11 cm de comprimento. Flores longo-pedunculadas, pequenas, aromáticas, roseo-avermelhadas, dispostas em corimbos terminais.
Uso popular e medicinal
A espécie é explorada principalmente para extração industrial do óleo essencial obtido dos botões florais, folhas e outras partes. O uso popular da espécie refere-se ao chá dos botões florais como carminativo e estimulante das funções digestivas. Na Índia é utilizado pela medicina Ayurvédica para tratamentos respiratórios e transtornos alimentares.
As propriedades antissépticas e antibióticas são exploradas em preparação de dentifrícios caseiros e enxaguatórios bucais.
Os estudos fitoquímicos do cravo revelam a presença de até 90% de óleo essencial, no qual o eugenol é o componente majoritário, acompanhado por trans-cariofileno, acetato de eugenila e a-humuleno. Segundo vários pesquisadores, o eugenol pode contribuir com atividade antifúngica e antibacteriana.
Estudos referentes ao potencial anticarcinogênico ou quimiopreventivo, antioxidante, antiagregante plaquetário e antitrombótico do cravo têm sido descritos nas literaturas especializadas.
Etnobotânica
Cravo sempre esteve em alta na culinária da Europa, norte da África e a maior parte da Ásia.
Durante todo o século XVII os holandeses mantiveram um monopólio eficaz no comércio de cravo, que garantiu altos lucros para eles.
Causa surpresa que o cravo seja utilizado em seu país de origem apenas em doces. Em quase toda a Indonésia, não é tido como tempero importante, no entanto, os indonésios são os principais consumidores de cravo e chegam a utilizar quase 50% da produção mundial. Mas infelizmente, não para cozinhar, mas para fumar! Cigarros aromatizados com cravo são extremamente desejados pelos homens deste país e seu doce aroma de incenso permeia restaurantes, ônibus, mercados e escritórios.
É impossível mencionar todas as cozinhas onde o cravo é utilizado. É apreciado pelos chineses, desempenha um papel importante na culinária do Sri Lanka, é amplamente utilizado na culinária mongol do norte da Índia, desfruta de grande popularidade no Oriente Médio e muitos países árabes. É tempero comum no norte de África. Em todos estes países são os preferidos em pratos de carne.
Na Etiópia o café é torrado muitas vezes em conjunto com alguns pedaços de cravo na chamada "cerimônia do café". Cravo é menos usado na Europa, onde o seu sabor forte não é muito apreciado. É muito usado em tipos especiais de doces ou pão-doce e em frutas cozidas associado com canela. Arroz puro é frequentemente aromatizado com um ou dois pedaços de cravo. Na França, cravo é cozido em guisados de carne em fogo brando. Na Inglaterra, são mais populares em pickles.
|
Em vários países as misturas de especiarias contém cravo. Ele forma uma parte essencial da conhecida "cinco especiarias em pó" da China e normalmente aparece no pó de caril (curry). É um componente do "garam masala" (foto), uma mistura tida como o "coração" da maioria dos pratos indianos. Entra também na composição do “baharat”, uma mistura de ervas típica do Oriente Médio e muito utilizada na culinária árabe (“baharat” significa pimenta em árabe). Cravo é um componente da mistura de erva conhecida no norte da África como "ras el Hanout" (traduzido como "o máximo da minha cozinha"), é usado para temperar cuscuz, arroz ou grelhados. Numa receita típica combinam-se sal, cominho, gengibre, açafrão, canela, pimenta branca, pimenta preta, pimenta-de-cayenne, pimenta-da-jamaica e cravo, todos moídos. |
|
Na Tunísia uma mistura de especiarias moderadamente picante chamada "Dagga galat" é empregada para dar sabor em guisados de carneiro.
O cravo estabeleceu-se no México como integrante do "mole sauces", um nome genérico para uma série de pratos da culinária mexicana baseada nesses molhos.
O sabor do famoso molho "worcestershire" ou "worcester" (molho inglês), uma contribuição indo-britânica a cozinha internacional, é marcadamente dominado pelo aroma de cravo. Além do cravo, o molho é composto de alho, tamarindo, colorau ou chili, extrato de peixe, molho de soja, melado, vinagre (ou suco de limão) e sal. Não existe uma receita autêntica e outros ingredientes podem entrar como xarope de milho, pimentão e anchovas, portanto cada mestre da cozinha faz sua própria receita.
É considerado um intensificador de sabor, utilizado em pratos cozidos ou crus. Na culinária inglesa é empregado na preparação da carne de vaca. Nas Filipinas em marinadas, especialmente com carne de porco. É um ingrediente essencial no tempero da "salada Caesar", no preparo do coquetel Bloody Mary e no molho da região de Worcester (EUA) preparado por Lea & Perrins como um concentrado.
Interações com medicamentos [1]
Varfarina (anticoagulante oral cumarinico). Resultado: o fitoterápico contem eugenol, alcalóide inibidor da agregação plaquetária, resultando em risco de sangramento.
Colaboração
- Rosane Maria Salvi, Médica (Porto Alegre, RS), 2009.
- Eliane, Diefenthaeler Heuser, Bióloga (Porto Alegre, RS), 2009.
Referências
- SALVI, R.M.; HEUSER E. D. Interações medicamentos x fitoterápicos: em busca de uma prescrição racional. EDIPUCRS, Porto Alegre (RS). 2008.
- Revista Brasileira de Plantas Medicinais (2011): Ação do óleo essencial de Syzygium aromaticum sobre as hifas de alguns fungos fitopatogênicos - Acesso em 20/12/2014
- Gernot Katzer's Spice Page: Syzygium aromaticum - Acesso em 20/12/2014
- Cuesta Sabores: Tempero arabian Baharat - Acesso em 20/12/2014
- The Spice House: Baharat Seasoning - Acesso em 20/12/2014
- The Magic Spice: Garam Masala - Acesso em 20/12/2014
- SBS: Ras el hanout - Acesso em 20/12/2014
- All Recipes: Mexican Mole Sauce - Acesso em 20/12/2014
- Wikipedia: Worcestershire sauce - Acesso em 20/12/2014
- Molho inglês: Lea & Perrins - Acesso em 20/12/2014
- The Plant List: Syzygium aromaticum - Acesso em 20/12/2014
GOOGLE IMAGES de Syzygium aromaticum - Acesso em 20/12/2014

