Abiurana

Nome científico: 
Pouteria caimito (Ruiz & Pav.) Radlk.
Família: 
Sapotaceae
Sinonímia científica: 
Guapeba lasiocarpa (Mart.) Pierre
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Ácido ascórbico, flavonoides, carotenoides.
Propriedade terapêutica: 
Antioxidante.

Origem, distribuição

Provavelmente originária da Amazônia peruana. Ocorre no Brasil (Amazonas, Acre, Amapá, Mato Grosso, Pará, Rondônia) e Bolívia.

Descrição

O abieiro é uma árvore monóica, atinge de 4 a 10 m de altura.

Possui inflorescências em fascículos axilares ou caulifloros, com flores amarelo-esverdeadas, pequenas, unissexuais e hermafroditas. 

O fruto é uma baga ovoide ou esférica, solitária, com exocarpo amarelo ou amarelo-esverdeado quando maduro. Exuda um látex que coagula em contato com o ar. O fruto é muito popular, mas desagrada a muitos devido ao látex.

A polpa é comestível, tem consistência gelatinosa, branca ou amarelada, doce, contém de 1 a 5 sementes lisas, brilhantes, pretas, de tamanho variável. 

A madeira serve na construção civil (vigas, caibros, revestimento de portas, painéis, forros, lambris, assoalhos), mobiliário, utensílios domésticos e peças torneadas.

Uso popular e medicinal

Uma análise dos compostos bioativos e a atividade antioxidante total da polpa de abiu foi realizada quanto aos teores de ácido ascórbico, flavonoides amarelos, carotenoides totais, compostos fenólicos totais e atividade antioxidante total.

A polpa apresentou teor de ácido ascórbico de 3,04 mg/100 g, de flavonoides amarelos de 5,08 mg/100 g, de carotenoides totais de 69,02 μg β-caroteno/100 g e de compostos fenólicos totais de 66,06 mg EAG/100 g.

Autores concluem que embora a fruta não se destaca pelas concentrações elevadas de compostos bioativos e atividade antioxidante total, os resultados permitem a elaboração de novos produtos com concentração de nutrientes e valor agregado.

 Dedicado a Antonio dos Santos (Manaus, AM)

 Referências

  1. VIRGOLIN, L. B.; TODISCO, K.; JANZANTTI, N. S. Compostos bioativos e atividade antioxidante total da polpa de abiu gigante. In: Anais do Simpósio Latino americaba de Ciências dos Alimentos, 2015. Anais eletrônicos. Campinas, Galoá, 2015. Acesso em 24 de outubro de 2021
  2. Revista Ensino Saúde e Biotecnologia da Amazônia (2019): Óleo essencial e caracterização fitoquímica de casca de abiu para uso biotecnológico - Acesso em 24 de outubro de 2021
  3. Acta Amazonica (1999): Fenologia e produtividade do abiu na Amazônia Central - Acesso em 24 de outubro de 2021
  4. Serviço Florestal Brasileiro (Laboratório de Produtos Florestais): Abiurana - Acesso em 24 de outubro de 2021
  5. Image: Wikimedia Commons (Authors: Forest & Kim Starr) - Acesso em 24 de outubro de 2021
  6. The Plant List: Pouteria caimito - Acesso em 24 de outubro de 2021

GOOGLE IMAGES de Pouteria caimito - Acesso em 24 de outubro de 2021