Alho controla colesterol e pressão sanguinea


Rachel Botelho - (Publicado na Folha de São Paulo - 3/3/2005)

Vendedores ambulantes cultuam, vampiros temem e mortais comuns consomem em todo o mundo, tanto pelo gosto quanto pelas características terapêuticas. O alho (Allium sativum) é um dos condimentos mais antigos, conhecidos há pelo menos 5.000 anos. Sua origem é controversa - alguns acreditam que tenha surgido na Sicília, no sul da Itália, enquanto outros apontam para a Ásia.

A planta, formada por um bulbo arredondado e composto por dez a 12 dentes envoltos por uma casca fina branca, rosada ou roxa, costuma ser encontrada fresca, desidratada ou em pó.

Sua popularidade não tem fronteiras. Está presente na preparação dos mais diversos pratos da culinária oriental e ocidental. Na Provença (sul da França), seu uso é tão difundido que a expressão "à provençal" passou a designar pratos com sabor acentuado de alho. No Brasil, é utilizado como tempero em todas as regiões - moqueca, feijoada e picanha são apenas três pratos tradicionais que levam o ingrediente.

Ação terapêutica

Nos Estados Unidos e na Europa, o culto vai além: há vários restaurantes especializados na "rosa fedida" - como também é chamado. O The Stinking Rose, em San Francisco, serve até sorvete de alho para os fanáticos. Em Amsterdã (Holanda), há o Garlic Queen e, em Helsinque (Finlândia), o Kynsilaukka Garlic. Na China, onde é largamente consumido, seu nome significa "jóia entre vegetais".

Sua ação terapêutica também é conhecida desde a antiguidade. Os egípcios acreditavam que o alho estimulava a coragem e a força - escravos que trabalhavam na construção das pirâmides teriam ingerido o condimento para esse fim. No século 19, o cientista francês Louis Pasteur (1822-1895) demonstrou suas propriedades anti-sépticas.

O alho contém substâncias que ajudam a reduzir o colesterol e a pressão sangüínea, além de apresentar ação expectorante, anti-séptica e bactericida. Para obter benefícios à saúde, entretanto é preciso consumir ao menos um dente de olho por dia. "O importante é que ele faça parte da alimentação diária", afirma a nutricionista especialista em gastronomia Andréa Esquivel. "É a constância que traz resultados na prevenção de doenças". O alho também dificulta a agregação das plaquetas (células envolvidas na coagulação sangüínea) e sua aderência às paredes das artérias, reduzindo a possibilidade de infarto.

Seu odor pronunciado, proveniente de uma substância chamada alicina, deixa um hálito forte, tendo provocado a repulsa de reis como Afonso Castela - no século 14, ele proibiu as pessoas que tivessem ingerido alho de se aproximarem dele. William Shakespeare também recomendou aos atores de suas peças que evitassem o condimento para poupar a platéia do mau cheiro.

Na cultura popular, o alho é um antídoto poderoso contra o mau-olhado e, na literatura, aparece como arma contra vampiros. Segundo a nutricionista, o povo que mais come alho é o romeno. "Eles vão trabalhar no campo e levam alho cru para acompanhar o almoço", conta.

Como comprar

As cabeças de alho devem ser redondas, firmes e aparentar peso para seu tamanho, além de terem parte exterior intacta e sem manchas. Os dentes devem ser firmes e unidos.

Guardado em lugar fresco, seco e levemente arejado, o alho dura de um a dois meses.

Como utilizar

A intensidade de aroma e de sabor depende da maneira como os dentes de alhos são utilizados - fatiados, por exemplo, eles têm sabor mais suave do que se forem espremidos. Para a casca soltar com facilidade, basta esmagar os dentes com a lateral da faca.

Receita - "Penne" ao alho, brócolis e bacalhau para uma pessoa

Ingredientes

  • 1 xícara de "penne" cozido
  • 1 colher (sopa) de alho fatiado
  • 4 colheres (sopa) de bacalhau dessalgado
  • 1 colher (sopa) de azeitonas pretas
  • 1 colher (sopa) de brócolis cozido
  • sal e pimenta do reino
  • azeite

Como fazer

Em uma frigideira, esquente o azeite e coloque o alho para dourar. Adicione o bacalhau e as azeitonas. Acrescente os brócolis e corrija o sal e a pimenta. Jogue o macarrão já cozido na frigideira e mexa para envolvê-lo com o molho.

Dicas

Se prefere um sabor suave de alho na comida, frite-o no óleo e depois despreze-o. O sabor ficará impregnado no óleo, que pode ser usado em várias receitas.

Quando refogado em excesso, o alho fica amargo.

Para tirar o cheiro de alho das mãos, esfregue-as em água corrente com uma colher se inox.

Além de ajudar no controle do colesterol e da pressão sangüinea, o alho tem comprovada ação expectorante, anti-séptica e bactericida, mas os benefícios à saúde dependem do consumo de pelo menos um dente por dia.


© 2003-2005 Sérgio Roberto Sigrist - Todos os direitos reservados!