Plantas pequenas do Cerrado: biodiversidade negligenciada

 

Livro recentemente lançado Plantas pequenas do Cerrado: biodiversidade negligenciada faz exaustivo levantamento das plantas de pequeno porte que são o sustentáculo do Cerrado. 

Segundo os autores "plantas pequenas são as espécies que se tornam adultas e capazes de se reproduzir com menos de 2 m de altura. São fundamentais para a sobrevivência do Cerrado, de seus recursos hídricos e biodiversidade. São elas que cobrem o solo e previnem a erosão. Possuem um emaranhado de raízes que facilitam a infiltração da água no solo, garantem a saúde do ecossistema e a manutenção dos mananciais. Para ser savana, o Cerrado precisa possuir as duas camadas: a de árvores esparsas a meia altura e a de plantas pequenas cobrindo o solo”. 

Os autores afirmam que das 12.734 espécies vegetais que compõem o Cerrado, mais de 10 mil correspondem a plantas pequenas. Elas estão ameaçadas pelo adensamento das copas das árvores, resultante do manejo inadequado, e pela invasão por espécies exóticas, como o pinus e a braquiária.

O objetivo do livro é conscientizar os leitores acerca da necessidade de preservação dessas espécies. Destina-se à distribuição gratuita para bibliotecas, institutos de pesquisa, estudiosos e pode ser baixado grátis.

A matéria foi publicada pela Agência FAPESP (22/01/2019) >>

Download gratuito >>

 


.