Origem das Espécies reeditada

 

A obra-prima de Charles Darwin, que fundamentou uma das mais importantes teorias da ciência, a Teoria da Evolução, ganha nova edição (Editora Edipro) traduzida em português.

Esta edição é baseada na 1a edição de 1959 antes dos "cortes" que o naturalista inglês foi obrigado a fazer, por colidir com certos dogmas e líderes de universidades anglicanas.

Darwin desbancou o pensamento criacionista vigente, fortemente influenciado por Platão e Aristóteles. A extinção das espécies, atualmente um conceito bem estabelecido, teve em Darwin a principal referência. A teologia não aceitava a idéia de extinção, pois criar uma espécie para depois dizimá-la seria indicação da infalibilidade divina. Hoje sabe-se que 99% das formas de vida que já habitaram a Terra foram extintas, seja pela morte de seus indivíduos ou pela modificação que tiveram com o tempo, originando novas espécies.

Nota. Matéria publicada no Jornal Estado de São Paulo (8 de abril de 2018), disponível na íntegra no Projeto GAP (Darwin sem cortes).