Nirá

Nome científico: 
Allium macrostemon Bunge
Família: 
Amaryllidaceae
Sinonímia científica: 
Allium nipponicum Franch. & Sav.
Partes usadas: 
Bulbo, folha, flor.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Aminoácidos, óleo volátil, ácido graxo.
Propriedade terapêutica: 
Refrescante, depurativo, emenagogo, tônico nervino, adstringente, carminativa, diurética.
Indicação terapêutica: 
Dor no peito, obstrução torácica, pleurisia, bronquite, diarreia, tenesmo, regulação do Qi, fleuma, estase.

Nome em outros idiomas

  • Inglês: No-Binu, Longstamen Onion
  • Chinês: Niebai

Descrição [2]

Planta herbácea perene, 30-60cm de altura. Bulbo esférico, diâmetro 0,7-1,5 cm. Folhas alternas, semi-cilíndricas, ocas, 20-40cm de comprimento, diâmetro 2-4cm. Cápsulas obovoides, ápice côncavo. A floração ocorre de maio a junho e a frutificação de agosto a outubro.

Espécie comestível das mais populares na Coréia e nordeste da China. O bulbo é consumido cru ou cozido. Com sabor de alho, conserva-se com frequência em vinagre ou salmoura. Folhas são consumidas cruas ou cozidas e as flores (cruas) servem como guarnição em saladas.

A planta é colhida na natureza para uso local como alimento e remédio. Ocasionalmente é cultivada em jardim.

Uso popular e medicinal

A planta é adstringente, carminativa e diurética, utilizada no tratamento da sensação de congestão e dor no peito (angina pectoris), pleurisia (ou pleurite), bronquite, diarreia e tenesmo (sensação dolorosa na bexiga ou na região anal) em casos de disenteria.

A decocção do bulbo é refrescante e depurativo. Bulbos e folhas, ingeridos como parte da dieta, são emenagogo e tônico nervino (atua terapeuticamente nos nervos, acalma os nervos agitados).

Embora nenhuma outra menção específica de usos medicinais tenha sido observada para esta espécie, membros do gênero Allium são em geral saudáveis. Eles contêm compostos de enxofre (que lhes dão o sabor de cebola) e quando adicionados à dieta ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue, agem como um tônico para os sistemas digestivo e circulatório [1].

Na Medicina Tradicional Chinesa: regula o Qi (energia vital, raiz de todas as funções do corpo humano), reduz a fleuma (apatia, indolência) e a estase (retenção da energia vital em alguma parte do corpo).

Contém principalmente aminoácidos de alho, óleo volátil e ácido graxo [2].

 Dosagem indicada [2]

Obstrução toráxica. Administração oral: decocção 7,5 - 15g (produto fresco 50 - 100g). Aplicação externa: esmagada para aplicação ou esmagada para extrair suco. Use com cuidado em casos de deficiência no baço.

 Culinária

Nirá é encontrado em feiras de alimentos em várias cidades do Brasil. No Japão é item indispensável no guioza, pastel com carne de porco frito na chapa, famoso na cidade de Hamamatsu. Veja esta receita: GUIOZA #TOPCHEF

 Dedicado a Alfredo Votto (Hamamatsu, Shizuoka, Japan) 

 Referências

  1. Useful Temperate Plants: Allium macrostemon - Acesso em 14 de julho de 2019
  2. Hong Kong Baptist University: Allium macrostemon - Acesso em 14 de julho de 2019
  3. Choi, Hyeok Jae. (2011). A partial revision of Allium (Amaryllidaceae) in Korea and north-eastern China. Botanical Journal of the Linnean Society. 167. 153-211. 10.1111/j.1095-8339.2011.01166.x. - Acesso em 14 de julho de 2019
  4. Image: Wikimedia Commons (Author: Qwert1234)
  5. The Plant List: Allium macrostemon - Acesso em 14 de julho de 2019

GOOGLE IMAGES de Allium macrostemon - Acesso em 14 de julho de 2019

 

Galeria: clique na imagem para ampliar: