Newsletter - Edição Janeiro 2009

Escrito em janeiro de 2009; editado em junho de 2014.

Palavra ao Leitor

Caros leitores e amigos, estamos de volta com o Boletim Informativo, o que é motivo de satisfação poder compartilhar com todos vocês as novidades que chegam até a mim.

Ano passado foi pródigo quanto ao lançamento de livros da parte de nossos colaboradores. "Plantas Medicinais de Mato Grosso. A Farmacopéia Popular dos Raizeiros", autoria da Professora Mari Gemma De La Cruz, foi lançado no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) durante o Seminário de Educação 2008. Dessa mesma colaboradora, recebemos sua Monografia de Especialização Óleos Essenciais na Acupuntura.

De Portugal vem a notícia do novo livro do Professor Antonio Proença da Cunha "Plantas Medicinais da Farmacopéia Portuguesa (Fundação Calouste Gulbenkian). 

Recebi, e agradeço imensamente as autoras pela dedicatória, um exemplar do livro "Interações Medicamentos x Fitoterápicos", editado pela PUC do Rio Grande do Sul.

A apresentação em pdf Dicas dos Gurus de Saúde é desses documentos que devemos ter sempre por perto, para consulta diária, pois sugere boas práticas de qualidade de vida.

Informações sobre pitanga e ainda um produto natural a base de folhas e fruto dessa planta completam o Boletim!

Boa leitura!

Sérgio


Sobre envelhecimento da pele

O artigo Sobre Envelhecimento da Pele, que destaco nesta edição, foi escrito por Luiz Grossmann, Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ/USP. O texto trata de um produto a base de pitanga para combater os efeitos de envelhecimento precoce da pele, que é bem oportuno nos dias de hoje dado o aumento de radiação ultra-violeta (UV)0, um sério problema para a saúde humana.

Segundo o autor,  "a pitanga tem propriedades interessantíssimas. Das folhas destilamos o óleo essencial que tem atividade antiinflamatória bastante intensa. Do fruto, extraímos o extrato rico em carotenóides (pro-vitamina A). A combinação de ambos garante um tremendo cosmético anti-aging e também anti-acne. Pesquisas que fizemos na UNICAMP, USP e FMABC evidenciam isso". 

Leia o artigo completo >>

Luiz Grossmann é também autor do livro "Óleos Essenciais na Culinária, Cosmética e Saúde" e mantém um website onde fala mais de suas atividades profissionais e da empresa que criou.

Neste website ele disponibiliza gratuitamente a versão online completa do livro. O endereço é GardenCity.


Interações Medicamentos x Fitoterápicos

"Interações Medicamentos x Fitoterápicos" é o título do livro recém-lançado pela Editora PUCRS.

Com subtítulo "Em busca de uma prescrição racional", as autoras Rosane M. Salvi e Eliane D. Heuser, professoras da PUCRS, abordam as interações mais comuns observadas na prática clínica com a finalidade de alertar os profissionais prescritores, assim como a população em geral, para problemas que podem advir do uso simultâneo de medicamentos e fitoterápicos, visando à redução da distância ainda existente entre a prescrição e o uso racional de fármacos.

Às autoras desejo sucesso e que esta obra represente uma grande contribuição para os profissionais de saúde e a comunidade.


Esporão de calcâneo

Dentre os emails recebidos solicitando indicação de tratamento, selecionei este sobre esporão de calcâneo. A dor no calcâneo é tido como um dos motivos mais frequentes de atendimento ortopédico.

Pode-se tentar uma forma alternativa de tratamento como essa que utiliza plantas medicinais, um kit composto de manacá, cânfora, ruibarbo e outras plantas.

Há um interessante depoimento em um fórum na Internet onde pode-se obter a receita, forma de preparo, modo de uso e palavras de incentivo.

Para saber mais, consulte o depoimento.

Resumo


Pitangueira

Sobre envelhecimento da pele

Óleos essenciais na acupuntura

Dicas dos gurus de saúde