Newsletter - Edição Janeiro 2008

Escrito em janeiro de 2008; editado em junho de 2014.

Palavra ao Leitor - Primeiro número de newsletter

Esse é o primeiro número do Boletim Informativo (newsletter) vinculado ao site Plantas Medicinais. A idéia é usar esse meio como um veículo a mais de comunicação com a comunidade de "fitonautas" e ainda divulgar as atualizações do site.

Sempre utilizamos a mala direta eletrônica para este fim, porém esse serviço não está atingindo a todos os assinantes, devido a problemas inerentes às "caixas postais eletrônicas". Quando a mala direta eletrônica é enviada, muitos assinantes não são atendidos devido principalmente a caixa postal "inexistente" ou "cheia". 

Com o Boletim Informativo esses registros estarão sempre disponíveis, basta o visitante acessar o site e acionar o link com a data da edição desejada, que ficará sempre em destaque.

Outro objetivo é divulgar conteúdo que não é oferecido no formato de banco de dados ou através de documento formal como trabalho acadêmico ou artigo. São dúvidas e sugestões dos leitores, pedidos de divulgação de eventos.

Com isso reafirmamos os propósitos deste trabalho que é divulgar o conhecimento popular e científico das plantas medicinais, relembrando que a indicação de fitoterápicos deve sempre ser feita por especialistas da área.


Sugestão do Leitor

  • Nome: Helder Renato Nigro
  • Cidade: Araraquara (SP)

"Solicito investigar e colocar no site sobre uma planta que está sendo muito usada no tratamento de fígado debilitado e com células destruidas devido a pesados medicamentos após o tratamento. A planta se chama Cardus marianus, creio que será de grande interesse para os leitores do site, pois vem dando inúmeros resultados terapêuticos devido às suas propriedades." 

Resposta: Olá Helder, grato pelo contato. Foi realizada uma pesquisa a respeito dessa planta, por favor consulte a página Cardus marianus.


Dúvida do Leitor 

"É possível ocorrer intoxicação pela citronela na forma de chá? Quais seriam os sintomas?"

Resposta: Não há relatos de toxicidade e nenhuma informação de contraindicação, mas há considerações: a idade da pessoa, período e frequência do uso desse chá. O período de coleta também influencia a concentração de óleos essenciais e outros compostos. O melhor horário: nas primeiras horas do dia, antes do sol ficar intenso. Problemas cardíacos na idade da pessoa e os sintomas são característicos.

As intoxicações por plantas são mais severas e trazem geralmente transtornos gastrointestinais, tonturas, dor de cabeça, cólicas, vômitos, náuseas, diarréias e muitos se complicam mais ainda por doses concentradas. Se ingerisse o óleo de citronela puro, poderia ter alguns desses sintomas acima também. Mas não é o caso. Por se tratar de chá sedativo e se a pessoa aprecia um chazinho, experimente dar a melissa ou a camomila.

Não se recomenda usar a mesma erva por mais de 15 dias sem intervalo e quando provocar efeitos colaterais pode estar havendo uma interação com outros medicamentos e os compostos químicos da erva. Os cuidados são os mesmos de uma criança pequena.


Lançamento de livro e novo site

Acaba de ser editado pela Fundação Calouste Gulbenkian o livro Plantas na Terapêutica: Farmacologia e Ensaios Clínicos, do qual nosso colaborador Prof. A. Proença da Cunha (Coimbra, Portugal) é co-autor. 

Recém-lançado também um site dedicado a Óleos Essenciais do nosso colaborador Marcos Aurélio Almeida Pereira, Químico (Porto Alegre, RS). Ao Prof. Proença e ao Marcos renovamos os votos de sucesso com suas obras!


XX Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil

Atendendo ao pedido do Sr. Joaquim Mauricio Duarte Almeida, da Comissão de Divulgação CEBRID/UNIFESP, informamos a realização do XX Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil em conjunto com o X Congresso Internacional de Etnofarmacologia, de 16 a 19 de setembro de 2008 em São Paulo (SP).

O evento é dirigido a estudantes, pesquisadores e outros profissionais de saúde interessados nos principais avanços no conhecimento da área de plantas medicinais.

O Simpósio contará com renomados palestrantes do Brasil e do exterior, que abordarão os diversos temas que envolvem a pesquisa com plantas medicinais como a agronomia, botânica, química, etnofarmacologia, farmacologia e todos os seus correlatos.


 Colaboraram nesta edição

  • Ana Lúcia Teixeira de Lima Mota, Bióloga (São Paulo, SP) 
  • Érika Alves Tavares Marques, Bióloga (Recife, PE) 
  • João Luiz Dias, Arquiteto (Belém, PA) 
  • Martha Batista de Lima - Terapêuta naturalista (Anápolis, GO) 
  • Rosa Lúcia Dutra Ramos - Bióloga (Porto Alegre, RS) 
  • Tarsila Sangiorgi Rosenfeld - Comunicóloga (São Paulo, SP)

Resumo

As plantas da relação abaixo tiveram o texto revisado em junho de 2014