Habu

Nome científico: 
Senna sophera (L.) Roxb.
Família: 
Leguminosae
Sinonímia científica: 
Cassia sophera L.
Partes usadas: 
Todas as partes da planta.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Ácido ascórbico, ácido desidroascórbico, ß-sistosterol, antraquinonas (crisofanol, emodina).
Propriedade terapêutica: 
Analgésico, sedativo, anticonvulsivante, carminativo, purgativo, digestivo, diaforético, expectorante, febrífuga.
Indicação terapêutica: 
Pitiríase, psoríase, asma, bronquite aguda, tosse, diabetes, convulsão de crianças, fleuma, inchaço, purificador de sangue, epilepsia, ascite, distúrbios da pele, hemorragia etc.

Origem
Originária da América tropical, mas agora é pantropical. Ocorre em toda a África tropical, sendo comum na África Ocidental.

Nome em outros idiomas

  • Inglês: Pepper-Leaved Senna, senna, African senna

Descrição [3]
Arbusto ereto de até 2 a 3 m de altura, quase glabro. Folhas dispostas em espiral, paripinadas composta por 4-10 pares de folhetos. Estipulas triangular; pecíolo de 3 a 5 cm de comprimento, com glândula de 5 a 10 mm acima da articulação do pecíolo, raque com até 11 cm de comprimento, sem glândulas; folhetos lanceolados, 2–7 cm × 1–2 cm, folhetos superiores maiores, base arredondada, ápice agudo ao acuminado.

Inflorescência em corimbo axilar de até 2,5 cm de comprimento, 1-4 de flor. Flores bissexuais.

Frutifica uma vagem comprimida de 6 a 10 cm × 0,5 a 1 cm, 30 a 40 sementes. Sementes comprimidas, de ovoides a arredondadas, com 3 a 4 mm de comprimento.

Uso popular e medicinal
Cassia sophera é importante droga do Sistema Islâmico de Medicina (Unani Medicine), onde é conhecida como "kasondi", descrita como repulsiva a humores mórbidos (especialmente fleuma), resolvente (contra inchaço ou inflamação), purificador do sangue, carminativo, purgativo, digestivo, diaforético, útil na epilepsia, ascite (acumulação anormal de líquido no abdómen), discrasia hepática, distúrbios da pele, hemorragia, icterícia, febre, dor articular e palpitação.

Na literatura etnobotânica é considerada eficaz no tratamento de pitiríase, psoríase, asma, bronquite aguda, tosse, diabetes e convulsão de crianças. A análise química da semente de C. sophera revelou a presença de ácido ascórbico, ácido desidroascórbico e ß-sistosterol.

Estudo científico do extrato etanólico da semente de C. sophera aponta que pode ser utilizado para um amplo propósito terapêutico como analgésico, sedativo e anticonvulsivante [2].

Existe relato de que a planta contém antraquinonas, incluindo crisofanol e emodina. As sementes são usadas para reduzir febre. As sementes cozidas são usadas para o tratamento da doença de Bright (atualmente denominada insuficiência renal crônica). As folhas são anti-helmínticas, expectorantes e febrífugas.

Uma infusão de folhas é tomada como remédio para febre reumática, inflamatória e malária. Aplicada externamente, a decocção das folhas é usada como um banho para olhos para curar a conjuntivite.

O suco das folhas é usado para cicatrização de feridas e aplicado contra micose. Uma decocção das raízes é bebida para aliviar a menstruação dolorosa e é dada às crianças para estimular o sistema nervoso.

Uma infusão da casca é usada no tratamento do diabetes. Extratos de todas as partes da planta são usados para tratar a epilepsia [1].

 Dedicado a Alfredo Votto (Hamamatsu, Shizuoka, Japan)

 Referências

  1. Useful Tropical Plants: Senna sophera - Acesso em 16 de junho de 2019
  2. Ahmad, Bilal & A Khan, Naeem & Ahmad, G & Inamuddin, M. (2005). Pharmacological Investigation of Cassia sophera. Medical Journal of Islamic World Academy of Sciences. 15. 105-109. - Acesso em 16 de junho de 2019
  3. Bosch, C.H., 2007. Senna sophera. Record from PROTA4U. Schmelzer, G.H. & Gurib-Fakim, A. (Editors). PROTA (Plant Resources of Tropical Africa / Ressources végétales de l’Afrique tropicale), Wageningen, Netherlands - Acesso em 16 de junho de 2019
  4. Image: Wikimedia Commons (Author: Dinesh Valke) - Acesso em 16 de junho de 2019
  5. The Plant List: Senna sophera - Acesso em 16 de junho de 2019

GOOGLE IMAGES de Senna sophera - Acesso em 16 de junho de 2019

 

Galeria: clique na imagem para ampliar: