Erva-da-imortalidade

Nome científico: 
Gynostemma pentaphyllum (Thunb.) Makino
Família: 
Cucurbitaceae
Sinonímia científica: 
Alsomitra cissoides M.Roem.
Partes usadas: 
Folha.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Saponina (gypenosides), carotenoides (cis-neoxanthin, violaxanthin, auoxanthin, luteoxanthin, lutein, α-carotene and β-carotene), compostos de clorofila, ombuin etc.
Propriedade terapêutica: 
Antitumoral, redutor de colesterol, imunopotenciador, antioxidante, hipoglicêmico e antidiabético.
Indicação terapêutica: 
Tosse, sibilância, bronquite crônica, hepatite infecciosa, colesterol, diabetes, obesidade, doença hepática. 

Nome em outros idiomas

  • Inglês: southern ginseng
  • Francês: herbe de l'immortalité
  • Chinês: jiao gu-lan

Origem

Esta planta cresce selvagem em partes da Ásia.

Uso popular e medicinal [1,2,3]
G. pentaphyllum é usada na Medicina Tradicional Chinesa, onde é conhecida por Jiao Gu-lan, na forma de chá em casos de tosse, sibilância (respiração que produz ruído parecido com assobio), bronquite crônica e hepatite infecciosa

Popularmente usam Jiao Gu-lan por via oral para colesterol alto, diabetes, doenças hepáticas, obesidade e muitas outras condições, mas não há boas evidências científicas que apoiem a maioria desses usos.

Este vegetal é também referido como "ginseng barato", um substituto mais barato que o chamado "ginseng verdadeiro" (Panax ginseng). Isso por que Gynostemma tem um bom conteúdo de ginsenosídeos que antes eram considerados únicos em P. ginseng. Os efeitos biológicos de Gynostemma e Panax parecem ser semelhantes (a estrutura química de gypenosides assemelha-se à de ginsenosídeos do P. ginseng), exceto que Gynostemma pode ser mais antidiabético devido a presença de gypenosides exclusivos em Gynostemma que não estão em Panax.

Atualmente existem estudos humanos limitados, pois a maioria dos estudos tenta delinear a grande quantidade de gypenosides nesta erva para detectar quais podem ser considerados "compostos ativos". Dois estudos em humanos sugerem que o chá feito com Gynostemma pode ser usado juntamente com a terapia antidiabética padrão e aumenta a eficácia da mesmo ao longo do tempo (terapia adjuvante).

A maioria de seus efeitos benéficos provém da indução de enzimas antioxidantes e da proteção das células contra danos oxidativos ao longo do tempo. 

Esta erva é referida como da "juventude" e "longevidade", sem nenhuma explicação. Os efeitos anticâncer ainda estão nos estágios iniciais da pesquisa, mas parecem semelhantes em muitas linhas celulares. Algum composto no fragmento de gypenoside pode ser indutor de p53 (gene supressor de tumor), uma teoria provável porém ainda não estabelecida.

Sabe-se no geral que G. pentaphyllum é mais antidiabético que P. ginseng. A desvantagem é que os outros benefícios associados ao P. ginseng (adaptógeno, aprimoramento cognitivo, antifadiga) ainda não foram avaliados adequadamente em G. Pentaphyllum

Além de antidiabético e antitumoral outras atividades de G. pentaphyllum são redutor de colesterol, imunopotenciador, antioxidante, hipoglicêmico.

Estudos fitoquímicos identificaram aproximadamente 90 glicosídeos de saponina do tipo dammarane conhecidos como gypenosides, que são responsáveis por suas atividades farmacológicas.

A erva apresenta vários componentes não saponinas: carotenoides (cis-neoxanthin, violaxanthin, auoxanthin, luteoxanthin, lutein, α-carotene and β-carotene), compostos de clorofila, ombuin (um tipo de flavonoide), ácido cafeico, alantoína, vitexina, quercetina, kaempferol, rutina, selenio, calcio, magnésio e traços de minerais.

 Referências

  1. Examine.com: Gynostemma pentaphyllum - Acesso em 12 de janeiro de 2020
  2. Chang, C., Chang, K., Lin, Y. et al. Hairy Root Cultures of Gynostemma pentaphyllum (Thunb.) Makino: A Promising Approach for the Production of Gypenosides as an Alternative of Ginseng SaponinsBiotechnol Lett 27, 1165–1169 (2005) - Acesso em 12 de janeiro de 2020
  3. WebMD: jiaogulan - Acesso em 12 de janeiro de 2020
  4. Image: Wikimedia Commons (Author: Frank Vincentz) - Acesso em 12 de janeiro de 2020
  5. The Plant List: Gynostemma pentaphyllum - Acesso em 12 de janeiro de 2020

GOOGLE IMAGES de Gynostemma pentaphyllum - Acesso em 12 de janeiro de 2020

 

Galeria: clique na imagem para ampliar: