Dicas de Saúde

Colaboração de Vanderli Marchiori, Nutricionista (São Paulo, SP), CRN 3-3343.

Férias...

As férias pedem mais atenção para garantir a diversão! Observe a higiene de todos os alimentos e bebidas que consumir e evite frituras e gorduras desnecessárias. Para garantir energia ao longo do dia, comece sua manhã batendo um copo de suco de frutas com iogurte e garanta mais duas frutas ao longo do dia!

Dificuldades para acordar pela manhã?

O nosso corpo ainda está em adaptação aos novos horários de luz. Além de ir para a cama cedo é recomendável que seu dia comece com uma boa caneca de chá de ginseng (use a raiz triturada) com 1 rama de canela e cascas de laranja.

Energia e calor na medida certa. Adoce, se desejar, com mel orgânico ou açúcar mascavo. De preferência não adoce e aguce os sentidos do seu fígado! Fígado estimulado, disposição dobrada!


Estamos no outono!

Época de muitas temperaturas diferentes ao longo do dia, sensação de dias mais curtos ou muito compridos. Troca de estação! Como adaptar o corpo e a alimentação? Faça um bom caldo de abóbora com inhame e muito gengibre, cozinhe por pelo menos vinte longos minutos e ao servir, temperado de acordo com a sua preferência, acrescente talos de agrião e azeite. Aquece o corpo, a alma e nos deixa ligados com todos os nossos hormônios.

Equilíbrio é a palavra-chave. Portanto: menos sal e animais e mais vegetais, orgânicos sempre que possivel!


O Carnaval já terminou...

E agora nos vemos às voltas com jejuns às sextas-feiras e a proximidade da Páscoa.

Só espero que seu jejum de carne vermelha seja a oportunidade para experimentar a proteína de soja, mesmo que num hamburger já pronto.

Além disso pense bem na hora de comprar os ovos de Páscoa. Prefira os mais amargos possíveis pois eles sim são antioxidantes e melhoram a função cerebral.

Pense no quanto a vida já é doce, sem as doenças e sem as catástrofes. Pense no quanto temos para aprender e evoluir e coma 30 gramas de chocolate amargo por dia para auxiliar o processo de aprendizado. Que o coelhinho seja o melhor entregador de saúde e paz para você!


Primavera já chegou!

Sol quase quente, noites quase frias ... que bagunça em nosso corpo e às vezes em nosso humor! Hormônios destrambelhados e sono alterado? Apetite além da conta? Vamos usar uma plantinha adaptógena que ajuda a regular algumas funções básicas e, principalmente, ajuda a reduzir o estresse!

Ferva mulungú com erva cidreira e acrescente gotas de limão. Beba ao longo do dia e em uma semana você se perceberá mais dono de seu corpo e de suas verdadeiras emoções.

Primavera... época de flores, abelhas e joaninhas!

Adapte-se a um novo nascer do sol, novo horário e melhor estilo de vida! Inclua nos jantares pelo menos um pouquinho de repolho roxo, 1 rabanete e beterraba crua. Desta maneira você já estará garantindo vários fitoquímicos protetores. Mas por favor, lembre-se de reduzir o volume de consumo de carne vermelha. Troque por peixe sempre que possível e garanta uma vida muito mais prazeirosa e saudável.

Suco refrescante e diferente!

Se você não quer perder a calma e nem passar calor demais, que tal um suco refrescante e diferente?

Bata no liquidificador um limão com casca mais duas colheres de sopa de hortelã e duas de capim cidreira. Use água bem gelada para bater e sirva na hora para não amargar. Se quiser troque a água por chá gelado de jasmin. Delícia!

Friozinho e viroses.

Péssima combinação! Vamos melhorar? Se você não é diabético, queime mel com gengibre em raiz e canela em pau! Assim que estiver caramelado, acrescente água, aos poucos, e raspas da casca de limão. Deixe ferver 5 deliciosos minutos. Amorne e beba ao longo do dia e principalmente à noite, para aumentar a imunidade.


Estimule a sua vesícula.

E tenha atitudes mais decididas. A receita é chá de pariparoba com hortelã. Faça um chazinho, leia um livro com bom conteúdo e decida fazer o bem! Tenho certeza de que tudo melhorará em sua vida!


Que frio, que nada!

Brasileiro sempre sente calor! Mas a meia-estação pede corpo bem aquecido internamente para evitar as doencinhas oportunistas. Que tal um chá de canela com cascas de abacaxi e erva doce? Se o dia estiver muito quente pode deixar gelar e servir como refresco. Sua digestão e fígado agradecerão.

Nutrição saudável é assim: inteligente, colorida e com muito sabor!


Aquecimento corporal...

...é fundamental para sobreviver à chuvinha e ao inverno. Sopas e caldos são muito bem-vindos! Caldo verde com muita couve-manteiga e azeite, creme de cogumelos para aumentar a imunidade, creme de abóbora pelo baixo valor calórico e melhora na formação de hormônios.

Prepare sempre com baixíssimo volume de gorduras e sal, mais verduras e legumes e sempre consumir em temperatura morna, nunca super quente, para poupar o estômago!

Nutrição saudável é assim: boa, bonita e deliciosa. Alimentos saudáveis têm muito sabor.

E viva o país do futebol!

Como são muitos os jogos, que tal um lanchinho bem bacaninha para torcer com mais saúde? Faça assim: pipoca, só se for de panela e quase sem óleo. Sanduíche...bem ... pode ser pasta de atum com ricota e muitos temperos no pão tipo ciabata. Bebidinhas...que tal uma sangria? Muita fruta picada, vinho tinto e um pouco de guaraná para dar um toque diferente? Coma bem devagar e mastigue muito bem pois torcedor bom é torcedor saudável.

E lembre-se: nutrição saudável é boa, bonita e deliciosa!

 Vitamina matinal

Nada mais de feriados prolongados! Força e vigor todos os dias! Começar bem o dia é fundamental, portanto lá vai uma receitinha de vitamina matinal.

  • 1 copo de suco de soja batido com 1 colher de sopa de gergelim e 1 fruta, de preferência mamão ou banana nanica
  • ​Adoce com mel orgânico ou adoçante à base de estévia e decore com sementes de gergelim e linhaça

Alimentos saudáveis têm muito sabor!


Quem tem medo do coelhinho da Páscoa? 

Somente aquelas pessoas que não sabem que 30 gramas de chocolate amargo, veja bem, chocolate amargo, previnem doenças cardíacas e melhoram o funcionamento cerebral.

O grande problema é o desespero por chocolate, que deve ser tratado adequadamente. Além disso devemos lembrar que a tradição de guardar os jejuns das sextas-feiras só nos faz bem pois é um dia a menos de carne vermelha e um a mais de peixes saborosíssimos e riquíssimos em proteína magra e de boa digestão.

Não se preocupe com o preço salgado do bacalhau, compre um anjo salgado que lhe dá uma excelente bacalhoada fake.

Beijos no seu coração e não se esqueça: contamine as outras pessoas com seu bom humor!


Já que vamos parar para o Carnaval...

...que tal preparar seu corpo?

Além de exercícios regulares, consuma muita laranja lima, suco de melancia com salsão para aumentar a saída de líquidos do corpo e bata, pelo menos duas vezes por semana, duas ameixas sem caroço, com mamão e cenoura ralada. Beba um copo e deixe seu intestino se livrar de tudo que o incomoda! Lembremo-nos sempre de que um intestino que funciona bem deixa nosso cérebro mais alerta e bem humorado.


Contamine as outras pessoas com seu bom humor!

Empanturrem-se de verduras de folhas verdes variadas, desde a mais clara e rígida (repolho, que é super desintoxicante), até a mais escura e amarga (serralha, responsável pelo equilíbrio do fígado).

Esta cor sempre faz bem, seja ao coração ou na manutenção de saúde!