Da floresta para o prato

O biólogo Alisson dos Reis Canto, pesquisador da UNICAMP, desenvolve processo de industrialização do tucumã-do-amazonas (Astrocaryum aculeatum) para utilização culinária.

Este fruto popular do Estado do Amazonas tem a sua polpa utilizada principalmente para compor o recheio do famoso sanduíche regional conhecido como X-caboquinho (composto de pão francês, queijo coalho, polpa de tucumã-do-amazonas e banana-da-terra madura frita) e outros pratos como tapioca com recheio de tucumã-do-amazonas (panqueca a base de goma de mandioca com queijos e castanha-do-pará) e pizza recheada com tucumã-do-amazonas, mussarela e queijo coalho.

Atualmente a despolpa é realizada de modo manual e a polpa pouco resiste à deterioração (5 dias em geladeira), o que restringe o seu comércio à informalidade e ao Estado do Amazonas.

A pesquisa objetiva estabelecer parâmetros para o processamento da produção de conserva da polpa do fruto e avaliação de sua estabilidade durante o tempo de armazenamento sem utilização de refrigeração. Dois métodos de conservação são associados: o tratamento térmico e a acidificação da polpa.

A expectativa é que a polpa possa ser industrializada e mantida em prateleira por pelo menos 300 dias, no escuro ou com luz e sem refrigeração, o que abre boas perspectivas de comercialização por cooperativas.

A matéria foi publicada no Jornal da Unicamp (novembro de 2016).