
Nome em outros idiomas
- Inglês: culantro, long leaf, spiny coriander
- Alemão: langer koriander
- Espanhol: culantro, racao, recao, orégano de Cartagena
Origem, distribuição
Coentro-caipira é nativo da América tropical e Índias Ocidentais. Cresce naturalmente em ilhas do Caribe, particulamente em Trinidade e Tobago, onde é abundante em regiões de áreas perturbadas pelo corte e queima de espécies.
Descrição
Coentro-caipira é erva bienal, cresce em solos pesados, úmidos e sombreados próximo de áreas cultivadas.
As raízes são longas e uniformemente ramificadas. As folhas são oblanceoladas (lanceolada, mas invertida com a parte mais larga no ápice), dispostas em espiral em torno da haste grossa e curta. Formam uma roseta basal de 30 cm de comprimento por 4 cm de largura.
A margem da folha é serrilhada, cada dente contém pequena espinha amarela. A planta produz agrupamento bem ramificado que formam a característica inflorescência em umbela (em forma de guarda-chuva) decorrente do centro da roseta foliar. O cálice é verde e a corola é branca cremosa.
Uso popular e medicinal [1]
As folhas do vegetal são amplamente utilizadas na culinária do Caribe, América Latina e Extremo Oriente, especialmente Índia e Coréia, como tempero na preparação de uma variedade de alimentos como pratos de carne, chutney, conservas, molhos e snacks. Embora seja utilizada em pequenas quantidades, o aroma pungente dá o sabor característico na culinária onde está incorporada.
A presença de comunidades de imigrantes antilhanos, latino-americanos e asiáticos em metrópoles como EUA, Canadá e Reino Unido criam um grande mercado para o coentro-caipira. Grandes quantidades são exportadas de Porto Rico e Trinidad e Tobago para essas áreas.
A erva é relativamente desconhecida em muitas partes do mundo, talvez pela confusão com o parente próximo coentro (Coriandrum sativum). A folha é usada popularmente em chutney como um estimulante do apetite. Na Guiana é conhecida como "fitweed", supostamente derivado de sua propriedade anticonvulsiva.
O valor medicinal é o chá indicado contra gripe, diabetes, constipação, febre, calafrio, vômito e diarreia. Na Jamaica é usado contra resfriado e convulsão em crianças. As folhas e raízes são fervidas e a água é bebida contra pneumonia, gripe, diabetes, constipação e febre da malária. A raiz é ingerida crua contra picada de escorpião.
Na Índia a raiz é usada para aliviar dor de estômago.
Os principais componentes da folha fresca são umidade (86 - 88%) , proteína (3,3%), gordura (0,6%), carbohidrato (6,5%), cinzas (1,7%), fósforo (0,06%) e ferro (0,02%). As folhas são excelente fonte de vitamina A (10.460 IU / 100 g), B2 (60 mg %), B1 (0,8 mg %) e C (150-200 mg %). Em termos de peso seco, as folhas consistem em óleo volátil 0,1 - 0,95 %, 27,7 % de fibra bruta, 1,23% de cálcio e 25 ppm de boro.
No Brasil a erva é bem conhecida na Amazônia. Um trabalho baseado na interpretação emic/etic (veja explicação à direita) realizado na região do Alto Solimões junto a agricultores familiares constatou que é usada como erva medicinal, afrodisíaca e condimentar. |
Emic e etic são termos das Ciências Sociais e Comportamentais para descrições relacionadas à conduta e interpretação dos agentes envolvidos. Emic - visão interna - é entendido como o ponto de vista do nativo; etic - visão externa - como o ponto de vista do estrangeiro [3].
|
Outras propriedades citadas: antiespasmódico, calmante, emenagogo e febrífugo, indicada contra dor de cabeça, cãibra, hepatite, pneumonia e estimulante do parto [2].
Dedicado a Nélia Nascimento (Salvador, BA), 2015.
Referências
- Purdue University (Center for New Crops & Plant Products): Culantro, a much utilized, little understood herb - Acesso em 12 de julho de 2015
- Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônico (NERUA): Avaliação agronômica de procedêcias de "chicória" (Eryngium foetidum) com ênfase nas populações do alto Rio Solimões - Acesso em 12 de julho de 2015
- Wikipedia: Emic y etic - Acesso em 12 de julho de 2015
- Image: Courtesy of © Forest & Kim Starr - Acesso em 12 de julho de 2015
- The Plant List: Eryngium foetidum - Acesso em 12 de julho de 2015
GOOGLE IMAGES de Eryngium foetidum - Acesso em 12 de julho de 2015