Blog de Sergio Sigrist

Mesmo sem cérebro, as plantas reconhecem as horas do dia

 

Pesquisadores do University's Sainsbury Laboratory revelam como as plantas reconhecem as horas do dia e coordenam seus ritmos celulares. Plantas tomam decisões e entender esse processo pode ajudar na criação de novas variedades. *

Qualquer humano que tenha sofrido um jet lag (cansaço extremo após um longo voo por vários fusos horários) entende quão poderosos são os nossos relógios biológicos.

O cozimento de legumes aumenta seu valor nutricional?

 

Ouve-se com frequência que os melhores nutrientes são obtidos de vegetais crus. Mas em relação a algumas espécies, o cozimento pode aumentar seu valor nutricional, de acordo com artigo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry e comentado em um conhecido website dedicado a bons hábitos de saúde.

Aplicar um método de aquecimento ajuda a liberar os fitoquímicos que ficam presos na parede celular. Ingerir legumes crus é bem recomendado para melhorar a saúde, mas cozinhar parece que os tornam ainda mais nutritivos.

Cinco alimentos que promovem a saúde bucal

Além da escovação e uso de fio dental, os alimentos que vão à boca desempenham um papel crucial na saúde bucal. Dentre as substâncias que danificam os dentes, o açúcar refinado contido em biscoitos, bolos, doces e refrigerantes é o principal culpado por alimentar bactérias causadoras da cárie. No entanto certos alimentos ajudam o corpo a equilibrar e manter saudável o ambiente oral. Vamos conhecê-los?

Ervas para úlcera no estômago e hérnia de hiato

Este post foi escrito a partir de uma mensagem recebida de uma assinante deste Portal, cujo marido está "acometido de úlcera no estômago e hérnia de hiato, arrota muito e seu abdome encontra-se dilatado". Ela procura por um "tratamento natural pois teme os efeitos do omeprazol". Diz que o marido "toma limão após as refeições", mas tem dúvida se isso serve para quem tem ferida no estômago. Toma "chá de folha de abacateiro com gemada" e acredita que essa mistura é mais indicada para vesícula.

Tratamento alternativo da dermatite atópica crônica

 

Esse artigo aborda o tratamento alternativo da dermatite atópica crônica. O texto-base de referência é da University of Maryland Medical Center [1], que recomenda duas perspectivas: nutrição (optar por uma dieta saudável) e uso de ervas. 

Em resumo vamos saber o que é a doença, quais são os sintomas, as causas, a ênfase nutricional sugerida e indicar as ervas que podem auxiliar na terapia.